Bikes vs Carros

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, Instituto Ilhabela Sustentável promoverá a exibição de um documentário sobre mobilidade urbana.

 Bikes vs Carros, um olhar atual sobre a mobilidade urbana e as grandes cidades

Documentário gravado em diversas cidades do mundo, inclusive em São Paulo, tem circuito alternativo no Brasil.

Como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo é o tema do documentário “Bikes vs Carros”. Gravado em São Paulo (Brasil), Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca), o filme mostra realidades completamente diferentes, desde a luta por incluir o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas em São Paulo até Copenhague, cidade que é referência internacional em mobilidade urbana.

O filme, que está sendo exibido em diversos países, está disponível para sessões em circuito independente no Brasil. Escolas, universidades, organizações sociais, cineclubes e empresas podem tornar-se exibidores. A Taturana – Mobilização Social é responsável pela difusão social do filme no Brasil.

Em Ilhabela, o documentário será exibido pelo Instituto Ilhabela Sustentável, no dia 22 de setembro, às 18h, no Circo Burlesco (Av. Princesa Isabel, 809 – Perequê).

dmsc1_face-01

Sobre a Taturana – Mobilização Social

www.taturanamobi.com.br

A TATURANA é um negócio social que fomenta diálogos e articula redes a partir de filmes e outros materiais audiovisuais brasileiros. Essas redes formam circuitos alternativos de exibição, ampliam o alcance de uma obra audiovisual e fomentam espaços de debate a partir do cinema. Com isso, buscamos:

_Ampliar a difusão de obras audiovisuais a partir de redes culturais

_Engajar pessoas e instituições em causas e conteúdos relevantes abordados pelas obras

_Formar público para a cultura audiovisual _Democratizar o acesso ao cinema brasileiro

_Ocupar espaços públicos e de interesse público com atividades socioculturais ligadas a cinema/audiovisual

 

Dia Mundial sem Carro em Ilhabela

Celebrado em centenas de cidades em todo o mundo, o Dia Mundial sem Carro aconteceu pela primeira vez na França, no dia 22 de setembro de 1997. Em 2000 foi adotado pela União Europeia e em 2001 chegou ao Brasil, com a adesão inicial de 11 municípios.

As primeiras atividades em comemoração ao Dia Mundial sem Carro em Ilhabela aconteceram em 2007, por meio de uma iniciativa do Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de convidar moradores, turistas e veranistas a deixar seus carros em casa por um dia e refletir sobre o uso de alternativas de transporte mais sustentáveis.

Naquele ano, dentre as diversas ações promovidas pelo IIS, foi feito um trecho simulado de ciclo-faixa provisória, demarcado por cones, entres as duas regiões mais movimentados da cidade,  trecho aonde posteriormente viria a ser construída a atual ciclovia. Foi simulado ainda um modelo de transporte público aquaviário, com escunas que foram utilizados pela população para se locomover de um bairro a outro, com o objetivo de estimular o debate sobre a implantação de um modelo de transporte marítimo de pedestres, oferecendo uma alternativa ao transporte público convencional.

Desde então, o IIS vem promovendo, todos os anos, alguma atividade em comemoração à data, com a proposta de estimular a reflexão sobre o modelo atual de mobilidade urbana e a busca por soluções mais sustentáveis, capazes de atender às necessidades da população respeitando as fragilidades e a capacidade limitada da ilha onde vivemos.

Post a comment