Limpeza de Rios e Praias

Ação promovida pelo IIS em parceria com a Come Together e Ilhabela Rugby Clube tirou quase 200kg de lixo do mangue da Barra Velha.

No último sábado, 17 de setembro, o Instituto Ilhabela Sustentável participou do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A ação realizada em parceria com o Ilhabela Rugby Clube e com a escola de inglês Come Together, promoveu a  limpeza da praia e do mangue ao lado da balsa, na Barra Velha. Com a ajuda de cerca de 30 voluntários, foram retirados quase 200 quilos de lixo e apesar da quantidade ser menor que nos anos anteriores, o grande volume coletado mostra a necessidade de ampliar a consciência da população em relação à poluição dos espaços públicos e de nossas praias, rios e córregos.

Diversos outros grupos , entidades e associações também participaram do evento, com ações de limpeza em cerca de 20 pontos, incluindo praias, trilhas, cachoeiras e as comunidades tradicionais de Castelhanos e Bonete.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação global, realizada em mais de 120 países e promovida simultaneamente por diversas organizações internacionais. O objetivo é engajar pessoas e entidades em ações de limpeza nas regiões costeiras para coleta de dados sobre a poluição marinha por resíduos sólidos, identificando suas fontes e promovendo a educação ambiental, a fim de mudar os comportamentos que causam a poluição.

No ano passado, cerca de 800 mil voluntários retiraram quase 9 mil toneladas de lixo de praias em todo o mundo. Em Ilhabela, mais de 250 voluntários participaram de 23 ações simultâneas em diferentes pontos da cidade e recolheram mais de uma tonelada de lixo de nossos rios e praias.

Confira o álbum de fotos das ações aqui.

Post a comment