Alunos do ensino fundamental no projeto Observando os  Rios de Ilhabela

No último dia 24 de outubro, o Projeto Observando os Rios de Ilhabela, que faz mensamente coletas e análises da água de 10 córregos no arquipélago e é realizado numa parceria entre o Instituto Ilhabela Sustentável, SOS Mata Atlântica e escolas do município, foi acompanhado por um repórter da TV Vanguarda. Participaram da filmagem alunos do ensino fundamental, instrutores da Associação Barreiros e a coordenadora do projeto em Ilhabela, Gilda Nunes.

A iniciativa integra o Programa de Educação para a Cidadania da Fundação SOS Mata Atlântica e tem o objetivo de consolidar uma base de dados e indicadores de qualidade das águas, além de alertar a população para a importância da preservação dos recursos hídricos. 

O projeto é realizado nos 17 estados da Mata Atlântica, através de 250 grupos de voluntários que fazem o monitoramento da qualidade da água em 301 pontos de 230 rios da Mata Atlântica, em 106 municípios de 17 estados e Distrito Federal. No total, cerca de 3.500 pessoas estão envolvidas diretamente nas atividades. 

O monitoramento das águas é realizado com um kit desenvolvido pela SOS Mata Atlântica. Os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os dados pela internet. Para acompanhar os resultados é só acessar o link http://observandoosrios.sosma.org.br/ 

 

Post a comment