O Espaço Viva Floresta é um projeto da ONG Ilhabela.org. Localizado em um sítio no bairro da Água Branca, reúne um viveiro de árvores nativas da Mata Atlântica e um centro de educação ambiental que atende crianças e jovens do município, tanto da rede pública quanto da particular, durante todo o ano.Essas visitas acontecem através da escola ou dos cursos livres oferecidos no Espaço. Moradores de outras cidades também têm participado das programações promovidas durante asférias e nos finais de semana.
O Espaço Viva Floresta recebe crianças que vem plantar, colher, aprender sobre a mata, os cuidados com o meio ambiente, lixo e reciclagem. As atividades valorizam e ensinam também sobre a cultura de produtos orgânicos, utilizada no sítio.
Exemplos de temas e atividades desenvolvidas noCentro de Educação Ambiental:
Árvoreda Mata Atlântica: Araçá
- Plantar as sementes, reconhecer a árvore, tomar picolé de araçá
Árvore da Mata Atlântica: Goiabeira
- Replantio de mudas, retirando-as da sementeira e plantando nos tubetes.
- Geléias de goiaba: análise e reflexão sobre os diferentes rótulos e ingredientes,ver se há aditivos químicos e o que são eles, experimentação e comparação dos sabores.
Animais da Mata Atlântica: Jararaca e Teiú
- Teoria e exploração feita com os animais conservados em vidro (abrir os vidros, ver, tocar, aprender, respeitar, tomar cuidados, etc.)
Gincana Ecológica
- Reconhecimento de árvores, reciclagem de lixo, reconhecimento de animais e seus habitats, reflexão: o que eu pessoalmente posso fazer para ajudar o planeta?
O rio, a Mata Ciliar e a APP – Área de Preservação Permanente
- O que é? Visitação no local. Os prazeres que o rio oferece e os deveres que temos a retribuir.
No 2º semestre, teremos também cursos para adultos:
Horta Orgânica: aula teórica com a proposta de cada um poder cultivar um pequeno espaço de terra no Viva Floresta;
Tear com fibras naturais: Com Inah Salvador;
Técnicas Verticais: as crianças com seus pais, iniciando nas árvores do quintal e depois, rapel nas cachoeiras. Com o Capitão Danilo Godoy, bombeiro.
Contatos: 3896-3235 e 12 8141-6213 / giselatesta@gmail.com / www.vivafloresta.org