Câmara Técnica de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais realizou vivência em Castelhanos

Equipe técnica do Projeto Comer e Morar e comunitários da Praia de Castelhanos participaram de debate sobre legislação ambiental relacionada às roças e ao manejo florestal.

Em junho, a comunidade do Canto da Lagoa, na Praia de Castelhanos, participou da Reunião e Vivência da Câmara Técnica de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais (CT-AgroSAF), onde comunitários e técnicos do projeto apresentaram o “Comer e Morar – Viver no Território Tradicional da Mata Atlântica”.

A Câmara Técnica de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais (CT-AgroSAF) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH/LN) é um fórum de debate e troca de experiências, visando consolidar a Agroecologia no Litoral Norte, promovendo ações indutoras da transição agroecológica que valorizem a sabedoria dos povos e comunidades tradicionais e demais agricultores da região, e que reflitam na melhoria da qualidade de vida, no etnodesenvolvimento, no consumo sustentável e saudável e na proteção dos recursos naturais, em especial dos recursos hídricos.

O grupo foi recepcionado com um autêntico almoço caiçara, composto por bolinho de fruta-pão com carne seca, galinhada com batata, peixe cozido e farinha de mandioca com taioba. Após o almoço, os visitantes receberam as boas vindas do presidente da Associação Castelhanos Vive e dos comunitários participantes do projeto Comer e Morar.

Considerando a demanda de auxiliar a comunidade em questões relacionadas à roça tradicional e legislação ambiental, a vivência proporcionou a exposição de dúvidas e receios quanto às legislações ambientais vigentes relacionadas às roças e ao manejo florestal. A Polícia Ambiental do Estado de São Paulo também foi convidada para a atividade, buscando o entendimento dos aspectos culturais presentes na Praia de Castelhanos, além da apresentação das legislações existentes, de modo a orientar o manejo tradicional.

O Projeto “Comer e Morar – Viver no Território Tradicional da Mata Atlântica” é promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável, por meio de um Edital de Inclusão Socioprodutiva da Fundação Banco do Brasil e conta com a parceria da Associação Castelhanos Vive.

Para saber mais, visite a página: www.facebook.com/comeremorar

 

 

Post a comment