Fundação Florestal, em parceria com a prefeitura de Ilhabela, realizou curso de capacitação de Guias e Monitores Ambientais locais.
Com o objetivo de fortalecer o Ecoturismo em Ilhabela, uma parceria entre a Fundação Florestal e a Prefeitura promoveu um curso de quase 80 horas, dividido em quatro módulos, com aulas teóricas, práticas e atividades de campo. O treinamento formou, no último dia 04 de Novembro, 85 novos guias/monitores ambientais, que atuarão nas trilhas e atrativos naturais do arquipélago, apresentando a moradores, visitantes e turistas o enorme potencial da região para o turismo de natureza.
O curso teve início em Outubro de 2020 e tinha previsão de duração de três meses. Por conta da pandemia e da necessidade de realizar aulas de campo, o período foi estendido e a conclusão levou quase um ano.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre diversos temas que estão relacionados à realização de atividades em ambientes naturais e áreas de conservação, como:
- Legislação Conservacionista e Ambiental;
- Sistema Ambiental Paulista e Áreas Protegidas;
- Parques da região e Geoturismo;
- Plano de Manejo, Zoneamento e regras gerais da Unidade de Conservação;
- Técnicas de condução de grupos;
- Ecoturismo, Turismo Histórico-cultural e Arqueológico;
- Planejamento e Sistemas de Gestão de Segurança;
- Atendimento a pessoas de grupos vulneráveis ou com mobilidade reduzida;
- Orientação, Navegação e Cartografia;
- Manutenção e Conservação de Trilhas;
- Normas ABNT do Turismo;
- Primeiros Socorros;
- Aulas Práticas em Campo.
A cerimônia de formatura e entrega dos certificados aconteceu no dia 24 de Novembro de 2021 e foi organizada pela gestão do Parque Estadual de Ilhabela. Estavam presentes o Diretor Regional da Fundação Florestal, Diego Hernandes, o Secretário Municipal de Cultura, Marquinhos Guti e a gestora do Parque Estadual, Maria Inez Fazzini.