As cidades do Litoral Norte, assim como boa parte dos brasileiros, também estão fazendo sua parte para contribuir com as vítimas das chuvas que deixaram centenas de mortos e milhares de desabrigados nas cidades da região serrana do Rio de Janeiro, e no sul do estado de Minas Gerais.
As cidades mais atingidas no Rio são: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro. As vítimas fatais passam de 640, somado os números de todas as cidades.
Em Minas são cerca de 80 cidades em estado de emergência decretado, as mais atingidas situam-se no sul do estado.
As doações consistem principalmente em água potável, alimentos não perecíveis, alimentos de pronto consumo, materiais de limpeza e de higiene pessoal.
Através da Assessoria de Imprensa, os municípios divulgam os locais de arrecadação destes materiais que irão ajudar milhares de pessoas que passam por dificuldades.
Ilhabela
O Fundo de Solidariedade, Desenvolvimento Social e Cultural iniciou nesta segunda-feira o “Movimento Ilhabela Solidária” em prol das vítimas de enchentes no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro. Segundo a presidente do Fundo Social, Lúcia Heidorn Reale Colucci, todo o material arrecadado será destinado à Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo, responsável pela distribuição.
O “Movimento Ilhabela Solidária” está arrecadando alimentos não-perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal. As doações devem ser entregues na Base do Corpo de Bombeiros, próximo ao Hospital Municipal “Governador Mário Covas Júnior.”, na Barra Velha.
São Sebastião
Sensibilizados com a realidade desta época, com fortes enchentes, causando catástrofes em algumas cidades, como no caso do Rio de Janeiro, a Prefeitura de São Sebastião, em conjunto com o Rotary Clube de São Sebastião, Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião e Associação dos Engenheiros iniciaram nesta sexta-feira, uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas de tais enchentes.
Além dessa catástrofe, outro objetivo é manter a cidade de São Sebastião preparada para atender demais necessidades, neste sentido, estando respaldada com materiais, para possíveis atendimento à outras pessoas, vítimas de enchentes e catástrofes.
De acordo com o Rotary Clube de São Sebastião, será feito parceria com outros Rotarys, como da cidade do Rio de Janeiro e Vale do Paraíba / SP, para garantir que os donativos cheguem aos necessitados.
É muito importante a participação da população, em solidariedade ao próximo. Os pontos de arrecadação serão: Fundo Social fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, 128, Centro; a Litoral Cópias fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 473B, Centro; o Supermercado Garça fica na Avenida Guarda Mor Lobo Viana s/n; e, a OAB fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, 168 – Centro.
Durante as missas e novenas a Igreja Matriz de São Sebastião também está colaborando com a arrecadação de donativos. Quem puder ajudar, pode levar sua doação até a secretaria da igreja materiais de limpeza e de higiene pessoal. Segundo o Padre Sérgio Lúcio, será feito um trabalho de arrecadação em todas as paróquias da cidade para envio dos materiais às vítimas das enchentes.
Ubatuba
A cidade está arrecadando as doações no posto da Polícia Rodoviária Federal situado no Km 32 da BR-101 na Praia do Félix, e também no escritório da polícia que fica no KM 49 da BR-101 próximo à entrada da cidade. A Polícia Militar também arrecada donativos no endereço: Rua João Ramalho, número um, no Parque Viva Mar.
A Aciu (Associação Comercial de Ubatuba) e o Sinhores (Sindicato de hotéis, restaurantes e similares do Litoral Norte) estão recebendo donativos que serão encaminhados para as vítimas das enchentes. A Aciu situa-se na rua Doutor Esteves da Silva, número 51, Centro.
Caraguá
A cidade que além de contar com postos de arrecadação nas bases da Polícia Militar, a arena do Mega Verão servirá também como um ponto de arrecadação dos donativos. Além disso, haverá equipes que passarão pelos bairros para poder retirar os materiais. Segundo explica, a iniciativa surgiu quando uma pessoa a procurou solicitando a doação de alimentos arrecadados no evento para as vítimas do Rio.
Também será lançada uma gincana para mobilizar a comunidade, principalmente estudantes. Eles deverão reunir grupos de até 50 pessoas para poderem angariar doações para a Mega Ação Pró Rio. A equipe que conseguir o maior número de donativos ganhará um camarote para 50 pessoas no show de Michel Teló.
No dia 27, outra atividade vai complementar ainda mais as necessidades das pessoas afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro. Durante 24 horas, a partir das 7h, serão promovidas apresentações diversas, como teatro, dança e música. O custo para assistir ao dia todo de atrações será de R$ 5. Todo o valor arrecadado com a bilheteria nesse dia também será repassado para as vítimas do Rio. Os mais de 500 funcionários que atuam no Festival Musical trabalharão voluntariamente nesse dia.
O Poupatempo Caraguatatuba também está recebendo desde ontem, doações para ajudar as vítimas das enchentes.
Entre os produtos que podem ser doados estão roupas em geral – inclusive lençóis e toalhas – calçados, colchonetes, alimentos de preparo instantâneo e enlatados, garrafas de água, materiais de limpeza e de higiene pessoal. As doações podem ser entregues até o dia 05 de fevereiro no Poupatempo Caraguatatuba, que fica na Av. Rio Branco, 955, bairro Indaiá, durante todo o horário de funcionamento do Posto: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e, aos sábados, das 9 às 13 horas.