Finalmente foi publicado no dia 20 de maio de 2024 o edital para elaboração do projeto executivo e execução da obra da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Central, que atenderá cerca de 70% da população de Ilhabela. Pelo PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico a estação de tratamento já deveria estar finalizada e por isto foi motivo de muita cobrança por parte da Sociedade Civil e Ministério Público.
Atualmente o esgoto coletado é enviado para uma EPC – Estação de Pré-condicionamento, passado apenas pelo pré-tratamento, e o efluente é lançado no mar através do emissário Submarino do Itaquanduba, tecnicamente este sistema é chamado de Afastamento de Esgoto.
O sistema Itaquanduba opera com licença vencida. A CETESB deu parecer contrário à renovação devido à necessidade da instalação da estação de tratamento, condicionante da renovação da licença. A lei Municipal n. 421/2006 (Plano Diretor), exige no mínimo o tratamento secundário antes do lançamento do efluente no mar.
A previsão é que a ETE Central tenha capacidade de tratamento de 220 l/s. Capacidade 3 vezes maior que a soma de todas as demais ETEs previstas no Plano de Investimento da Sabesp.