O IIS participou do evento ‘Plano de Ação e Gestão do GERCO – Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte: Mesa de Diálogo – Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas’.
No último dia 31, ocorreu o evento do Plano de Ação e Gestão do GERCO – Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte, composto por três mesas de diálogo. A primeira, intitulada “Caracterização e Monitoramento das Áreas de Risco do Litoral Norte”, foi mediada por Flávio Queiroz e contou com as apresentações de Cláudio Ferreira, que abordou o tema “Atlas de Risco do Litoral Norte”, Célia Regina Gouveia, com o tema “Previsão Oceanográfica – Plataforma SARIC”, ambos do IPA (Instituto de Pesquisa Ambiental do Estado de São Paulo), o Tenente Tiago Lourenço, que falou sobre “Defesa Civil Estadual: Estratégia de Atuação para o Verão 2024/2025 e Sistema de Alerta”, e Giovanni Dolif, do CEMADEN, com o tema “Previsão para o Próximo Verão e Indicadores de Projeções Climáticas”.
A segunda mesa de diálogo, “Perspectiva de Educação”, foi mediada por Pedro Rego e contou com as apresentações da equipe do ICC (Instituto de Conservação Costeira), que tratou do tema “Restauração de Áreas e Escolas Seguras”, de Raquel Trajber, do CEMADEN, com “Ações Educativas – Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres no Litoral”, e de Allan Yo, do IO/USP, que abordou o tema “Ciência Cidadã de Risco e Desastre”.
Já a terceira mesa, “Prevenção e Adaptação”, foi mediada por Paulo André Cunha Ribeiro e contou com as apresentações de Eduardo Trani, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, com o tema “Ações Preventivas de Ocupação Irregular”, Maurício Guerra, do MMAMC (Ministério do Meio Ambiente – Mudanças Climáticas), que falou sobre “Plano e Agenda de Adaptação às Mudanças Climáticas no Nível Federal”, e do promotor do MPSP – GAEMA, Tadeu Badaró, com o tema “Enquadramento dos Grandes Empreendimentos em Relação às Mudanças Climáticas”.
Este importante evento foi realizado no município de São Sebastião e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre representantes do poder público (Federal, Estadual e dos municípios do Litoral Norte) e da sociedade civil. A Prefeitura de Ilhabela não enviou nenhum representante.
Em breve, as apresentações estarão disponíveis pelo Grupo Setorial do GERCO.