Evento virtual encerrou oficialmente a iniciativa e expôs os resultados alcançados nos 116 municípios brasileiros que participaram do programa.
No último dia 29 de Julho, o Instituto Ilhabela Sustentável participou do Seminário Final do Projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, implementado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em parceria com a Petrobras, desde janeiro de 2019.
O Programa elaborou Diagnósticos Situacionais de Indicadores ODS e Avaliações Rápidas Integradas do Plano Plurianual 2018-2021 para os 116 municípios contemplados na iniciativa. Os municípios estão localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Os Diagnósticos analisam uma série histórica de cerca de 40 indicadores municipais alinhados a algumas das principais metas previstas na Agenda 2030, com o objetivo de oferecer um retrato da situação econômica e social dos municípios e seu status em relação ao alcance dessas metas.
Para facilitar ainda mais a integração dos ODS aos planos locais, o PNUD também analisou o Plano Plurianual (PPA 2018-2021) de cada um dos 116 municípios, utilizando a metodologia RIA – Rapid Integrated Assessment, que tem por objetivos disponibilizar orientações sobre a relevância do alinhamento do planejamento municipal às metas dos ODS, indicar prioridades de desenvolvimento, e fornecer opções para a aplicação de uma abordagem integrada a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável.