Rede Litoral Norte Sustentável divulga a comparação das avaliações do Indicador Cidade Transparente nos quatro municípios da região
O IIS – Instituto Ilhabela Sustentável, membro da Rede Litoral Norte Sustentável divulgou no seu Observatório, a comparação das avaliações do Indicador Cidade Transparente, que avalia a transparência da gestão pública municipal dos municípios da região do Litoral Norte de São Paulo.
No ano passado, a metodologia já foi aplicada em Ilhabela pelo próprio IIS e em São Sebastião pela OSCIP Agenda Pública.
Neste ano a avaliação foi realizada em Ubatuba pela Rede Litoral Norte Sustentável / jornal Informar Ubatuba, e em Caraguatatuba por alunos do IFSP – Instituto Federal de São Paulo.
A iniciativa integra o Programa Cidade Transparente, elaborado pelo Instituto Ethos em parceria com a Amarribo Brasil e mais 12 outras instituições da sociedade civil parceiras.
O indicador Cidade Transparente é uma resultante da avaliação de 129 itens divididos em eixos: Geral, Administração, Orçamento Público, Pessoal, Canais Internet, SIC – Serviço de Informação ao Cidadão, Audiências e Consultas Públicas e Conferências , Conselhos e Ouvidoria.
Ao final é aplicado uma fórmula que resulta em uma nota resultado de 0 a 10 ou equivalente a 0 a 100% de atendimento dos indicadores avaliados.