Durante seis meses, a equipe de jovens trabalhou nos projetos
“Cuidando Bem do Nosso Lixo” e “Voto Consciente é Voto Sustentável”,
levando conceitos de cidadania a todos os bairros de Ilhabela.
Encerrando o ciclo de trabalho do grupo de Agentes Multiplicadores que seu dedicou aos dois principais projetos de educação cidadã realizados em 2012, o Instituto Ilhabela Sustentável promoveu, no dia 16 de outubro, um encontro que reuniu os jovens, seus familiares e os coordenadores responsáveis pelo projeto.
O evento aconteceu no Max Paladar e contou com uma apresentação, feita pela coordenadora pedagógica da equipe, Camila Reimann Kojin, que detalhou o trabalho do grupo nos dois projetos, seguida pela entrega dos certificados, quando cada agente teve a oportunidade de dar seu depoimento sobre a experiência vivida nestes seis meses. O encontro acabou com um lanche de confraternização e deixou a certeza de que, mais uma vez, a experiência de trabalhar com os Agentes Multiplicadores foi uma excelente ferramenta de sensibilização da população, além de proporcionar aos jovens participantes a possibilidade de enxergar com outros olhos a comunidade, a cidade onde vivem e seu próprio futuro.
Cuidando Bem do Nosso Lixo – patrocinado pelo CEDS – Centro de Experimentação e Desenvolvimento Sustentável e pelo Banco Itaú, a campanha foi criada para sensibilizar a população sobre a importância da correta destinação do lixo. Durante os meses de abril, maio e junho, o grupo de agentes capacitados pelo Instituto visitou casas em todos os bairros de Ilhabela, distribuindo as cartilhas confeccionadas especialmente para o projeto e explicando aos moradores como fazer a correta destinação de cada tipo de resíduo. Também fizeram palestras em escolas, empresas e entidades, além de participar do mutirão de limpeza do Manguezal ao lado das balsas.
Ao todo, o grupo visitou 4.256 casas, abordou 7.445 pessoas nas casas e mais 1.010 pessoas na rua. Foram distribuídas 5.180 cartilhas.
Voto Consciente é Voto Sustentável – com patrocínio do Banco Itaú, o projeto aconteceu nos meses de julho, agosto e setembro, com o objetivo de levar à população conceitos de cidadania e informações básicas sobre o processo eleitoral, ressaltando a importância do exercício do voto e a responsabilidade de cada um com o futuro da nossa cidade. Novamente, os agentes visitaram casas em todos os bairros, distribuindo a cartilha do projeto, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas. Também realizaram uma pesquisa sobre o perfil do eleitor.
Foram 4.424 casas visitadas, com a abordagem de 4.907 pessoas nas casas e 1.452 pessoas nas ruas, e a distribuição de 5.669 cartilhas.
“Assim como nos anos anteriores, concluímos que o trabalho com os agentes foi um sucesso! Além de difundir conceitos importantes de cidadania, estes jovens tiveram a oportunidade de trabalhar por sua cidade, assumir as responsabilidades que fazem parte do ambiente corporativo e dar o primeiro passo em busca de sua carreira profissional”, afirma Georges Henry Grego, presidente do IIS.
Além dos patrocínios do CEDS e do Banco Itaú, a contratação dos Agentes e a realização dos dois projetos contou com o apoio das seguintes empresas locais: Papelaria Bom Custo, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais para Construção, Loja das Tintas, Ilha Adventure, Ilhabela Adventure Sports, Ilha da Princesa, Restaurante Viana, Associação de Bartenders do Litoral, Hotel Porto Pacuíba, Colégio São João, Restaurante Max Paladar, e Consultoria Ótica Tatiane Utiaque.