Saiu na Mídia: Instituto Ilhabela Sustentável promoveu workshop de ecogastronomia

Fonte: Jornal Canal Aberto | Edição 397 – 31 de outubro de 2014

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Instituto Ilhabela Sustentável trouxe para a cidade uma oficina de ecogastronomia e cozinha sustentável, realizada em parceria com a Gastromotiva, primeira organização do Brasil a inspirar e promover transformação e inclusão social por meio da gastronomia.

A iniciativa faz parte dos preparativos para o 7º Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que acontecerá em Ilhabela entre os dias 28 e 30 de novembro e reunirá representantes de diversos municípios.

A proposta do workshop, ministrado pelo chef Rogério dos Santos, ex-aluno da primeira turma da Gastromotiva, é preparar os cozinheiros que trabalharão no serviço de almoços  e jantares do Encontro da Rede, proporcionando refeições elaboradas de acordo com os conceitos de sustentabilidade social, econômica e ambiental. Além das aulas, um coordenador do curso participará do evento, orientando e acompanhando o trabalho da equipe.

Para estender os benefícios do curso a outros profissionais, o IIS  convidou, além dos cozinheiros que trabalharão no evento, representantes de diferentes segmentos do setor de alimentos e bebidas, reunindo 18 participantes: três donos de restaurantes, um responsável pela merenda das escolas locais, um nutricionista, uma estagiária de nutrição, dois ajudantes de cozinha e 10 cozinheiros.

Com foco na importância de práticas sustentáveis e éticas na cozinha, foram abordados nas oito horas de aula, temas como consumo consciente dos recursos naturais e sua influência no meio ambiente, uso correto dos recursos hídricos e as consequências do aquecimento global, reciclagem, destinação correta de resíduos e compostagem, plantio e cultivo de vegetais orgânicos, conceito de alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos, valorização dos produtos locais e a necessidade do resgate da culinária caiçara e sua implantação em restaurantes e na merenda escolar.

O encontro levou os participantes a uma importante reflexão sobre os temas propostos e abriu as portas para novas ideias e parcerias que possam aprimorar a qualidade da gastronomia local. No mês que vem, os convidados do Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis poderão conferir os resultados!

 

Post a comment