Monitorando a Cidade

Humanitas360 e MIT Center for Civic Mídia formam parceria em torno de tecnologia para cidadania participativa e lançam a segunda fase do programa piloto do Monitorando a Cidade.

Tecnologia de monitoramento cidadão reúne empreendedores e ativistas durante evento São Paulo. Instituto Ilhabela Sustentável é um dos parceiros do projeto.

Em 9 de maio às 19h30 no Cubo, a Humanitas360 e o Centro de Mídia Cívica do MIT lançarão a segunda fase do programa piloto do Monitorando a Cidade, uma ferramenta para promover novas formas de cidadania participativa com auxílio da tecnologia para o monitoramento e melhoria das cidades em que vivem. O evento contará com a participação de dois grupos participantes no desenvolvimento do Monitorando a Cidade, os Observatórios de Belém e de Ilhabela.

Durante o ano e meio de duração da primeira fase do Monitorando a Cidade, o Centro de Mídia Cívica do MIT desenvolveu e testou colaborativamente o programa em parceria com a Nossa São Paulo e diversas organizações da rede Brasileira de Cidades Sustentáveis, contanto com o apoio do Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da USP. Como resultado desta primeira fase, a iniciativa lançou o Monitorando a Cidade, uma ferramenta gratuita e de código aberto (“open source”) para ajudar grupos comunitários a identificar as questões de maior prioridade em sua área, coletar e mapear dados, e promover o diálogo com governos locais, órgãos de imprensa e outras instituições para melhorar a infraestrutura.

De acordo com Emilie Reiser, Líder de Projetos no Centro de Mídia Cívica do MIT e responsável pela implementação da primeira fase do Monitorando a Cidade em diversas regiões do Brasil, “O Monitorando é produto das idéias e feedback dos mais diversos participantes. O mais inspirador é que a ferramenta não é o produto final – é uma plataforma de criação que permite qualquer grupo de usuários imaginar e implementar iniciativas para transformar a cidade nas áreas que acham mais relevantes”.

Segundo Patricia Villela Marino, Presidente da Humanitas360, “Nossa parceria na segunda fase do Monitorando a Cidade simboliza a essência think-do-tank da Humanitas360: união de pesquisa acadêmica inovadora com empreendedorismo social, elevando o engajamento cidadão para criar um impacto positivo na sociedade e nas políticas públicas”. Por sua vez, Ricardo Villela Marino, co-fundador do Humanitas360, ressalta que “Uma geração empreendedores inovadores deve exercitar uma nova forma de pensar, rapidamente identificando problemas e criando soluções, seja para negócios de tecnologia, empreendedorismo social ou engajamento cívico. Estamos satisfeitos de poder fomentar e materializar esta nova forma de pensar e contar com a parceria do MIT e da USP”.

Na primeira fase do desenvolvimento do Monitorando a Cidade, o Observatório Cidadão do Instituto Ilhabela Sustentável utilizou a ferramenta para pesquisas no município sobre o número de vereadores, sobre segurança, e sobre Felicidade Interna Bruta (FIB). De acordo com Carlos em São Paulo Nunes, Diretor Executivo do Instituto Ilhabela Sustentável, “A ferramenta Monitorando a Cidade, além de facilitar a criação de campanhas e pesquisas, é de fácil implementação e estimula o engajamento social, pois o cidadão pode expressar seus anseios com apenas alguns clicks”. Em breve será lançada a pesquisa “De Olho”, a qual permitirá aos cidadãos de Ilhabela monitorar as promessas feitas pelos candidatos a cargos públicos da cidade.

Em Belém do Pará, o Monitorando a Cidade foi utilizado em parceria com o Poder Público Municipal para monitorar pontos de acúmulo de lixo em feiras como a do famoso Mercado do Ver-o-Peso; nas próximas semanas será utilizado em uma nova campanha para monitoramento da merenda escolar, contando com o engajamento dos jovens alunos no monitoramento da qualidade e variedade de sua merenda. Segundo Ivan Costa, Secretário Executivo da Rede Nossa Belém e Presidente do Observatório Social dessa cidade, “A versatilidade da ferramenta possibilita uma forma de comunicação ágil, ampla e amigável, utilizável, tanto por um indivíduo, quanto por um coletivo da sociedade civil, além de possibilitar uma atuação entre esses e o Poder Público orientada à superação de um problema comum à comunidade”.

Nesta segunda fase do projeto piloto, o MIT Center for Civic Media e a Humanitas360 firmaram uma parceria para testar e investigar o ciclo completo de engajamento, avaliando o uso do aplicativo no monitoramento de causas escolhidas pelos próprios cidadãos. Neste processo, os parceiros trabalharão com organizações não governamentais na seleção de um tópico de avaliação, implementação de campanhas locais de coleta de dados, e utilização das informações obtidas na interface e defesa de interesses junto a entidades governamentais e demais partes interessadas.

Esta fase contará com a expertise tecnológica da Stefanini, empresa líder na prestação de serviços de tecnologia da informação no Brasil, para suporte da plataforma tecnológica do Monitorando a Cidade, assim como na divulgação das campanhas na mídias sociais através de ferramenta tecnológica proprietária. Segundo Ailtom Nascimento, Vice-Presidente Executivo para Global Business & Institutional Affairs, “A Stefanini, como empresa inovadora, acredita no potencial de parecerias com universidades e organizações de empreendedorismo social que buscam soluções para melhorar o relacionamento entre cidadãos e as instituições públicas. No caso do Monitorando a Cidade, estamos orgulhosos de unir forças com o MIT e a Humanitas360 na implementação da segunda fase deste projeto inovador.”

O evento de lançamento será realizado no dia 9 de Abril de 2016, às 19h30 no Cubo (Rua Casa do Ator, 919 – Vila Olímpia, São Paulo – SP).

Sobre os Parceiros do projeto:

– Center for Civic Media do MIT Media Lab: um grupo de pesquisa que estuda e desenvolve novas tecnologias para facilitar a participação e engajamento cidadão. O grupo trabalha colaborativamente com diversas comunidades pelo mundo para criar e avaliar ferramentas que estimulam a coleta e divulgação de informação para a ação cidadã. Exploramos sistemas para analisar o ecossistema de mídia e amplificar as vozes de grupos marginalizados. (https://civic.mit.edu/)

– Humanitas360: um think-do-tank norte-americano dedicada à criação de um ambiente cívico centrado no cidadão, que busca a criação de um novo pacto social entre os cidadãos e as instituições nos diversos países latino-americanos. Os membros do Humanitas360 são oriundos de diversos países da América Latina, onde exercem liderança empresarial, acadêmica, social e de empreendedorismo social; estes membros são, sobretudo, cidadãos. (http://humanitas360.org/site/humanitas-home-pt_br/)

– Observatório Cidadão do Instituto Ilhabela Sustentável: uma iniciativa dos cidadãos de Ilhabela e tem como objetivo monitorar a aplicação dos recursos públicos da cidade, buscando garantir transparência e a aplicação dos recursos em resposta às prioridades e necessidades dos cidadãos. (https://iis.org.br/farol-da-ilha/observatorio-cidadao-de-ilhabela/)

– Observatório Social de Belém do Movimento Nossa Belém: uma iniciativa que tem como missão comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável da cidade de Belém. A Nossa Belém reúne pessoas, redes, organizações e entidades da sociedade civil e empresas da cidade de Belém. Foi criada para estimular e ajudar a sociedade e os governos a garantir um desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável da cidade. (http://www.osdebelem.org/)

– Colab USP: Colaboratório de Desenvolvimento e Participação: um centro de pesquisa que atua também no desenvolvimento de software e na formação de pessoas. Para isso, a organização trabalha inclusive em parceria com governos e organizações da sociedade civil. O CoLab é comprometido com o conhecimento aberto, o acesso à informação, a transparência, a defesa da privacidade, a liberdade de expressão, a inclusão e a colaboração em rede. (http://colab.each.usp.br/wp/)

– Stefanini: uma empresa líder na prestação de serviços de tecnologia da informação no Brasil. É responsável pelo desenvolvimento técnico do software do Monitorando a Cidade, e divulgação das campanhas nas mídias sociais e outras formas de comunicação eletrônica através de ferramenta tecnológica proprietária. (https://stefanini.com/br/)

– Instituto PDR: o instituto atua como um curador de empreendedores sociais cívicos brasileiros. Para isso, o instituto identifica, seleciona, incuba, catalisa e fortalece iniciativas de inovação social cívica para que sejam soluções aos desafios urgentes para o desenvolvimento social do Brasil. (http://pdrinst.org/)

– Cubo: Um ambiente inspirador, para conectar ideias e pessoas brilhantes com vontade de transformar negócios, tecnologia e a vida das pessoas para melhor. (https://cubo.network/)

Post a comment