Nessa matéria, vamos fazer uma releitura dos indicadores COVID 19, além de detalhar alguns dados não abordados em nossa matéria anterior ”Entendendo o números do Covid”, de 10/08.
Sobre a taxa média de letalidade mundial, estimada em 1% dos casos testados positivos, é fato que pode aumentar pela falta de estrutura de atendimento na saúde, como pode diminuir quando o sistema local de saúde tiver capacidade de atendimento hospitalar e acompanhamento do casos, tanto positivos como suspeitos, nesse caso com as devidas orientações. Esse número em nosso município está em 0,78%.
A capacidade de atendimento é justificada pelos altos investimentos na saúde. Enquanto a média nacional de gastos na saúde é de aproximadamente R$ 1.300/habitante/ano, em nosso município este número é de aproximadamente R$ 4.000/habitante/ano.
Sobre os leitos de UTI: temos em média no Brasil 15 leitos UTI/100.000 habitantes. No SUS esse número baixa para 7. No município de Ilhabela temos 22/100.000 hab. (nota: Consideramos em nossos cálculos 40.000 habitantes).
A Incidência (taxa de infecção) da Covid-19 em Ilhabela é de 32/1.000 hab., muito superior aos 16/1.000 no Brasil e São Paulo. Porém, como citamos em matéria anterior, existe na maioria dos municípios e no mundo uma subnotificação média de 75%, ou seja, para cada caso notificado, devem existir em média 3 outros casos. Se equalizarmos esses números, a taxa real de incidência saltaria no país para mais de 60/1.000, e nessa comparação teríamos metade da média.
Isso fica mais evidente quando comparamos o coeficiente de letalidade médio em relação à população total, pois nesse indicador de número de óbitos, a subnotificação é próxima de zero. Esse número no Brasil , que na semana anterior era de 45 óbitos/100.000 habitantes, chega agora em torno de 50. Na cidade de SP esse número salta para 80. No município de Ilhabela esse número é de 32.
Produzimos um mapa de incidência por bairros, considerando o número de casos positivos e óbitos e equalizando o coeficiente de incidência em casos positivos/1.000 habitantes.
Temos assim os bairros com melhor situação na cor verde, os bairros com situação média em amarelo, e aqueles que estão acima da média, em vermelho.
Veja o mapa no google maps no link abaixo:
Dentre os bairros, o destaque fica para a Vila, local em que os casos mais que dobraram nos últimos 10 dias.