O ambientalista Mario Mantovani, que recentemente assumiu a presidência da Fundação Florestal de São Paulo, esteve em Ilhabela a convite da sociedade civil organizada para debater temas relevantes para a preservação ambiental no município.
Foi com muita alegria que a sociedade civil organizada de Ilhabela recebeu a notícia que o ambientalista Mario Mantovani assumiu a presidência da Fundação Florestal.
Defensor da Mata Atlântica, Mario tem carinho especial pelo município e foi o grande incentivador da elaboração do PMMA – Plano Municipal de Mata Atlântica, enquanto ainda integrava a diretoria da Fundação SOS Mata Atlântica.
Rapidamente, as instituições que fazem parte do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela convidaram o novo presidente para uma visita ao município.
A reunião ocorreu no dia 12 de abril e contou com a participação de diversas instituições e representantes das Comunidades Tradicionais.
Vários temas foram tratados no encontro, como o convênio entre a Fundação Florestal e a Prefeitura, parcerias com instituições e comunidades locais, novos atrativos, proteção e fiscalização ambiental, necessidade da demarcação da área de APAMLN – Área de Preservação Ambiental Marinha, no Rio Paquera na Barra Velha, existência de caça e espécies invasoras dentro da unidade de conservação, pressão das ocupações desordenadas nas áreas de amortecimento do Parque Estadual, conflito entre aumento do uso público e captações de água, incentivos à pesquisa, entre outros assuntos relevantes.
Além de debater com o grupo ideias, propostas e soluções, o presidente afirmou que focará no fortalecimento dos Conselhos das Unidades de Conservação e no cumprimento dos Planos Municipais de Mata Atlântica.
Participaram da reunião com Mantovani representantes do Instituto Ilhabela Sustentável, Elementos da Natureza, ASM Cambaquara, AMABSUL, Instituto Bonete, Instituto Viva, Instituto Jubarte, e representantes do trade turístico, da Associação Comercial, das Comunidades Tradicionais e dos Movimentos dos Manguezais.
Para acessar o PMMA de Ilhabela, clique aqui.