Novos workshops do Projeto de Territorialização da Agenda 2030 / ODS

No mês de outubro foram realizadas duas capacitações, com workshops sobre Territorialização e Aceleração da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Foram mobilizadas 105 pessoas e capacitadas 33, entre conselheiros municipais, lideranças comunitárias, gestores e universitários.  

A nova turma já está com inscrições abertas: 

Turma 4: nos dias 1 e 2 dezembro de 2022. 

O formato dos workshops é virtual, com apresentações online, no horário das 19 às 21:30h 

Para fazer sua inscrição, clique aqui! 

O alinhamento de instrumentos de planejamento do município aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o monitoramento de dados de qualidade, confiáveis, acessíveis e desagregados são essenciais para garantir e facilitar o acompanhamento do progresso e da implementação da Agenda 2030 nos municípios.  

Outro grande desafio é o acompanhamento por parte da população, para que todos conheçam os gargalos a serem superados e o caminho já percorrido para o alcance dos resultados desejados. 

 Esse projeto tem como objetivos: 

  • Formação de lideranças – multiplicadores (professores, conselheiros municipais, representantes da sociedade civil e cidadãos engajados com temas relacionados ao controle social, entre outros).
  • Trazer para o território e adaptar as metas estabelecidas na Agenda 2030 para temas relevantes para a cidade (educação, saúde, meio ambiente, etc.)
  • Formação de Grupo de Trabalho, preparando seus integrantes para realizar incidência nas peças orçamentárias do município (LOA, LDO e PPA).
  • Acompanhamento de indicadores que possibilitem o monitoramento.

Para apoiar as capacitações e compartilhar informações relevantes sobre os temas abordados, o Instituto Ilhabela Sustentável também publicou duas cartilhas, disponíveis para consulta e download: 

Entenda como Ilhabela poderá ajudar o Brasil a atingir as metas da Agenda 2030 e dos ODS 

Educação Fiscal, Orçamento Público, Legislações e Controle Social, alinhados aos ODS 

Post a comment