Realizado pelo Instituto Ilhabela Sustentável (IIS), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto Observando os Rios de Ilhabela monitora a qualidade da água dos córregos do município. A iniciativa faz parte do Programa de Educação para a Cidadania e tem como objetivo consolidar uma base de dados e indicadores de qualidade das águas, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Nos anos de 2023 e 2024, foram monitorados sete córregos na região do canal. O projeto conta com a participação de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Eles acompanham o processo de coleta e análise da água, enquanto aprendem mais sobre a importância desse recurso natural valioso e ameaçado.
Os seguintes parâmetros são analisados: temperatura, turbidez, material sedimentado, espuma, lixo, presença de peixes, odor, coliformes, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), potencial hidrogeniônico (pH), nitrato e fosfato. Os córregos e rios são classificados de acordo com a nota final das amostras, recebendo uma das seguintes classificações: Ótima, Boa, Regular, Ruim ou Péssima.
As classificações dos córregos monitorados estão disponíveis a seguir. Resultados detalhados podem ser visualizados no site: https://observandoosrios.sosma.org.br/projetos/2/observando-os-rios-sp
Córrego da Feiticeira
Ribeirão no Curral
Córrego da Vila
Córrego Itaquanduba/Itaguaçu
Córrego Camarão
Rio Paquera /Fórum
Córrego Água Branca
Durante o primeiro semestre deste ano, os córregos Itaquanduba/Itaguaçu e Camarão permaneceram 100% do tempo com a classificação “Ruim”. Os demais córregos ficaram, na maior parte do tempo, classificados como “Regular”. Já os córregos Ribeirão Curral e Água Branca apresentaram qualidade “Boa” em uma das amostras. Esses dados merecem atenção, pois indicam uma piora gradativa na qualidade das águas dos córregos monitorados.