Petição Pública por fogos silenciosos

Abaixo-assinado solicita à Prefeitura e à Câmara de Ilhabela o uso de fogos de artifício silenciosos nas comemorações públicas, em respeito à fauna silvestre e aos animais domésticos.

A tradição de usar fogos de artifício em comemorações públicas e festividades de caráter cívico ou religioso se tornou comum em vários países do mundo, mas é cada vez mais questionada por conta dos impactos que a prática gera ao meio ambiente, afetando desde os animais domésticos até a fauna silvestre.

De acordo com um artigo publicado na Revista BIOETHIKOS, do Centro Universitário São Camilo, o Brasil é considerado o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício, perdendo apenas para a China e assim como muitos países, tem as queimas de fogos fortemente presentes em eventos comemorativos distribuídos ao longo do ano.

Nos animais domésticos, o barulho das queimas de fogos gera fugas, traumas físicos e emocionais e pode até levar à morte. Na fauna silvestre, pesquisadores já identificaram impactos como a alteração do ciclo reprodutor, queda de filhotes dos ninhos e morte por stress.

Em Ilhabela, uma Petição Pública solicita à Prefeitura e à Câmara Municipal a substituição dos fogos de artifício comuns por fogos silenciosos, que proporcionam o mesmo espetáculo visual sem causar o medo e o sofrimento impostos pelos estrondos, que também apavoram crianças, idosos e pessoas sensíveis e podem agravar a saúde de doentes cardíacos ou hipertensos.

Para assinar a petição, clique aqui.

Os fogos silenciosos ganharam destaque na mídia quando a cidade italiana de Collecchio optou por utilizá-los em comemorações populares, proibindo os fogos de artifício comuns, em respeito aos animais. Recentemente, municípios brasileiros também aderiram à prática. É o caso de Bauru, no interior de São Paulo, que no Réveillon de 2015 promoveu em sua festa oficial uma queima de fogos silenciosa e cheia de luz, acompanhada pelo som de uma banda musical.

Em Ilhabela, atendendo aos anseios da sociedade civil, a prefeitura já suspendeu há algum tempo as queimas de fogos que eram feitas nas despedidas dos navios de cruzeiro que visitam o arquipélago, reduzindo os impactos causados aos animais domésticos e silvestres. Agora, esperamos que a cidade possa se tornar exemplo de respeito e preservação do meio ambiente adotando fogos silenciosos em todas as comemorações oficiais.

Post a comment