Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Programação da Semana da Mobilidade marcou o início da elaboração do PlanMob de Ilhabela.

A Prefeitura de Ilhabela deu início à programação da Semana da Mobilidade com a apresentação da TC Urbes, empresa contratada para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana do município.

A reunião foi aberta por Bianca Collepicolo, Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que destacou a importância do PlanMob e afirmou que todo o processo deve ser conduzido de forma participativa, com amplo debate popular. Ela informou ainda que os produtos devem ser entregues em seis meses e que a proposta inclui um plano executivo de emergência para esta temporada.

Ricardo Corrêa, diretor da TC Urbes,  iniciou sua apresentação explicando que o espaço urbano educa e que um bom desenho da cidade nasce da interação entre a população e os técnicos. Por isso, sua empresa aposta no trabalho transversal e colaborativo, com foco nas pessoas e não nos modais, buscando o consenso para definir que cidade as pessoas querem ao final do Plano.

Ele contou ainda que sua equipe tem mais de 100 planos e projetos concluídos em cidades de todo o Brasil, e que a TC Urbes conquistou o selo de Empresa B, concedido a empreendedores que visam como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental. Para isso, está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e às diretrizes do Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem entre seus focos inverter a pirâmide da mobilidade e priorizar a humanização do espaço urbano.

Além do Plano Emergencial para a temporada, que é a ação prioritária da proposta, as próximas etapas preveem Estudos de Capacidade de Tráfego, Estudo do Transporte Aquaviário, Diagnóstico Participativo, Proposta de Ações para o Transporte Aquaviário e, por fim, a elaboração do PlanMob, com ações implementáveis, pensando num horizonte de dez anos.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Luiz Paladino abordou alguns temas emergenciais, ressaltou que a solução de muitos dos problemas de mobilidade enfrentados em Ilhabela dependem da criação de Leis pelo Executivo e se colocou à disposição para apresentar projetos que ajudem a viabilizar tais propostas.

Gilda Nunes, coordenadora de Meio Ambiente do Instituto Ilhabela Sustentável e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente lembrou que é importante observar no Plano de Mobilidade todas as legislações já existentes, como o Plano Diretor, o GERCO e o Plano de Manejo do Parque Estadual.

Carlos Nunes, diretor do IIS e responsável pelo Projeto MobCidades em Ilhabela, colocou à disposição da equipe todos os dados já consolidados pela entidade, como o OTMU – Orçamento Temático de Mobilidade Urbana, instrumento de apoio à criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, realizado de forma colaborativa, em parceria com outras entidades, organizações e coletivos da região.

Para conferir o documento completo, acesse: http://bit.ly/2kDAZPo

 

MobCidades – O Instituto Ilhabela Sustentável é uma das organizações que promovem o projeto MobCidades –  Mobilidade, Orçamento e Direitos, iniciativa coordenada pelo INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. O objetivo é fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

O projeto é financiado pela União Europeia e contempla os municípios de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

Para saber mais, visite a página: www.facebook.com/mobcidades

Post a comment