Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Administração, executou vistoria na frota operante do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros do Município, com objetivo de assegurar o atendimento das especificações e condições operacionais e de segurança dos veículos.
A vistoria foi solicitada pelo secretário de Administração, Osvaldo Julião, após reclamação feita no III Fórum Municipal de Mobilidade de Ilhabela, onde foi informado que as plataformas elevatórias não estariam funcionando.
“Após a reclamação pedimos a realização da vistoria, que já acontece anualmente. Para isso, foi montada uma comissão que ficou responsável por analisar “in loco”, cada um dos 23 veículos integrantes da frota operante, verificando e registrando a adequação dos diversos itens listados, segundo critérios de avaliação pré-definidos”, explicou o secretário, Osvaldo Julião.
A comissão contou com representantes de diversos setores da Prefeitura, como das secretarias de Administração, Serviços Urbanos, dos departamentos de Trânsito e de Segurança Pública, além de um representante indicado pela Associação de Amigos e Moradores da Barra Velha e da concessionária Expresso Fenix. Eles ficaram responsáveis por analisar itens como idade dos veículos, padronização (adesivação e comunicação visual), adequação da frota em atendimento à legislação brasileira vigente, documentação, acessibilidade – com base na Portaria INMETRO nº 260/2007, que inclui plataforma elevatória veicular – adaptação no salão dos passageiros, comunicação audiovisual interna e externa, e itens que atestam as boas condições operacionais e de segurança dos veículos, como instalações elétricas, motor, suspensão, marcha, pneus, entre outros.
Após a vistoria, os documentos foram encaminhados à secretaria de Administração, juntamente ao registro fotográfico individualizado por veículo. Dos 23 veículos analisados, 2 encontravam-se com pequenos problemas de acionamento ou funcionamento da plataforma, questões que, segundo os técnicos, foram solucionadas no mesmo dia da avaliação. Após esse reparo todos os veículos foram aprovados para circulação.