Projeto Comer e Morar promoveu atividades de manejo agroflorestal

Plantio de mudas e sementes, implantação de sistemas agroflorestais e manejo de antigas áreas de cultivo foram realizados nas comunidades caiçaras da Praia de Castelhanos e Ilha dos Búzios.

Depois de muito trabalho voltado a pesquisas, levantamentos e realização de oficinas, o Projeto “Comer e Morar – Viver no Território Tradicional da Mata Atlântica”, começou a colocar em prática suas ações de manejo agroflorestal.

Em fevereiro, o Engenheiro Florestal Renan Cardoso, técnico de campo do Projeto Comer e Morar, esteve nas comunidades caiçaras da Praia de Castelhanos (Canto da Lagoa e Canto do Ribeirão) e Ilha dos Búzios (Guanxumas/Costeira), onde realizou  atividades de manejo agroflorestal junto aos comunitários. Durante as atividades, foram abordados conceitos de técnicas de plantio, consórcio de espécies, recuperação, conservação e manejo agroecológico do solo.

Para as atividades na Praia de Castelhanos foram levadas cerca de 150 mudas, em sua maioria espécies frutíferas da Mata Atlântica, entre elas grumixama, cabeludinha, goiabão, cereja-do-rio-grande, juçara, ameixa-preta e também ferramentas e insumos para auxiliar o plantio, além de materiais para futuras atividades.

No canto da Lagoa, foram distribuídas mudas e realizados plantios nos quintais agroflorestais. Junto ao agricultor Milton, foi aplicado calcário (visto relato do baixo desenvolvimento das plantas, a ocorrência de espécies indicadoras da elevada acidez e o histórico de uso excessivo do solo) e adubação verde (crotalária) em seu mandiocal já estabelecido, buscando o aumento da produtividade e a recuperação do solo. Também foi feito o preparo de uma área de roça antiga, que recebeu a implantação de um Sistema Agroflorestal, composto pelas frutíferas em consórcio com espécies agrícolas (milho, feijão, abóbora, abobrinha, dentre outras).

Para a Ilha dos Búzios, foram levadas cerca de 50 mudas, ferramentas, insumos para o plantio e materiais para as atividades futuras. Junto com o Sr. João, na ocasião foram manejadas antigas áreas de cultivo, sendo que uma dela recebeu a implantação de um pequeno Sistema Agroflorestal, no qual foram plantadas mudas frutíferas associadas a espécies agrícolas. Também foram plantadas mudas próximas às áreas de plantio de mandioca e houve a distribuição de mudas e sementes para os comunitários.

O Projeto “Comer e Morar – Viver no Território Tradicional da Mata Atlântica” é promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável, por meio de um Edital de Inclusão Socioprodutiva da Fundação Banco do Brasil e conta com a parceria da Associação Castelhanos Vive.

Para saber mais, visite a página: www.facebook.com/comeremorar

Crédito das fotos: Quadros do vídeo documentário por Salga Filmes.

Post a comment