Projeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo ” inicia as atividades em Ilhabela

           

O Instituto Ilhabela Sustentável, através do grupo de trabalho Educação para a Cidadania, com apoio do CEDS e do Banco Itaú, iniciou as atividades do projeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, que objetiva fomentar práticas e ações de gestão de resíduos sólidos urbanos, baseando-se em quatro eixos: resíduos domésticos, resíduos de podas, resíduos da construção civil e grandes geradores, todos presentes na vida cotidiana de moradores, freqüentadores e profissionais do município.

 

Ilhabela possui altos índices de preservação ambiental, graças à criação do Parque Estadual de Ilhabela, dotado de uma beleza cênica exuberante, e a economia do município centra-se basicamente no turismo e na prestação de serviços turísticos. 

Em Ilhabela gasta-se aproximadamente R$ 4 milhões por ano para coleta e destinação final dos resíduos. Atualmente, das 10 mil toneladas geradas apenas 500 toneladas são separadas e vendidas para reciclagem pela associação do CTR – Centro de Triagem de Resíduos. Os outros 95% do montante são transbordados para o Aterro Sanitário de Tremembé. Ainda acrescentam-se a este volume os resíduos da construção civil e de resíduos de poda, que são dispostos no atual aterro, área do antigo “lixão” da cidade.  

Tendo em vista esta realidade, o IIS considera de extrema importância a concentração de esforços para promover educação ambiental e cidadã consistente na questão dos resíduos sólidos, objetivando contribuir para a redução do volume gerado, redução dos gastos com transbordo, além da adequação e melhorias no tratamento e disposição dos resíduos. Por isso o IIS desenvolveu um projeto com o apoio do CEDS e do Banco Itaú e através de 10 agentes capacitados, visita residências e comércios, na busca pela conscientização da população para a separação dos resíduos, orientações aos cidadãos sobre seus direitos e deveres na relação com o meio ambiente e entregando a cartilha “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, que contém informações referentes ao tema.

 

Para baixar a cartilha, clique aqui
Para visualizar online, clique aqui

Post a comment