Relatório de Qualidade das Águas

Relatório anual do projeto Observando os Rios de Ilhabela, promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável, mostra como esteve a qualidade das águas de 10 córregos durante o ano de 2018.

Observando RiosO projeto Observando os Rios de Ilhabela faz parte do Programa de Educação para a Cidadania promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável. A iniciativa conta com a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e integra a Rede das Águas, programa de mobilização e monitoramento dos recursos hídricos que promove a mobilização social para a gestão participativa e integrada entre água e florestas, por meio da disseminação de metodologias, promoção da educação ambiental e influência em políticas públicas.

Com o objetivo de consolidar uma base de dados e indicadores de qualidade das águas e de conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância de elaborar e cumprir políticas públicas de preservação e de direitos de acesso ao saneamento básico, o projeto em Ilhabela teve início em 2014, com o monitoramento de cinco córregos e atualmente são 10 pontos monitorados em diferentes regiões da Ilha.

São eles: Córrego Paquera (Fórum), Córrego Cachoeira (Vila), Córrego Itaguaçu/Itaquanduba, Córrego da Armação, Córrego da Feiticeira, Córrego do Veloso, Córrego Ribeirão (Curral), Córrego do Curral (meio), Praia Grande e Cocaia.

O monitoramento é feito com a participação de alunos da rede pública e privada, do ensino médio e fundamental. Orientados por um coordenador do projeto, eles atuam na coleta e em todo o processo de análise da água, que acontece uma vez por mês, enquanto aprendem mais sobre a importância deste precioso e ameaçado recurso natural.

Para apresentar os resultados deste trabalho, a equipe do Instituto Ilhabela Sustentável faz relatórios mensais com os dados das análises, que proporcionam a possibilidade de comparar a qualidade das águas em diferentes épocas do ano e traçar um histórico das condições de nossos corpos d’água. No final do ano, um relatório com os dados dos 12 meses consolida todos os resultados em um documento que serve de subsídio para traçar estratégias e buscar soluções para as questões ligadas à água e ao saneamento básico no município.

Confira o documento completo, conheça as conclusões deste importante trabalho e descubra como anda a qualidade de nossas águas aqui.

Adote um córrego – Em Ilhabela o projeto Observando os Rios conta com o patrocínio de empresas locais, que adotam o monitoramento de um córrego pelo período de um ano. Participe você também! Adote o córrego do seu bairro ou próximo ao seu comércio e ajude a monitorar a qualidade das nossas águas. Para saber como, entre em contato com o Instituto Ilhabela Sustentável: (12) 3896-3015 | secretaria@iis.org.br

Comments(2)

  1. Corina bremer says

    queremos monitorar o riacho que passa pela rua baepi 2.

    • Andréia Lima says

      Oi Corina, muita obrigada pelo contato. Em breve retornaremos com as instruções para adoção do riacho.

Post a comment