#veracidade de Ilhabela

Sucesso de público, primeira edição do encontro reuniu quase 100 participantes em um debate super produtivo, que definiu temas prioritários para o futuro de Ilhabela.

Na última segunda-feira, 11 de julho, representantes da sociedade civil, membros de partidos políticos e cidadãos interessados no futuro de Ilhabela lotaram o centro de convenções do Hotel Itapemar para participar da primeira edição da Mesa de Conversa #veracidade de Ilhabela.

O evento é organizado por uma comissão formada por representantes de diversas instituições da sociedade civil e integra as atividades do projeto ‘Seja inteligente, vote consciente.’, promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável. Com foco nas eleições municipais deste ano, a proposta é reunir a comunidade para debater temas importantes para o futuro da nossa cidade, consolidando os resultados deste trabalho em demandas coletivas, que serão entregues a coligações, partidos políticos e candidatos a prefeito, acompanhados de convite para referendarem as propostas.

13599759_512454662279359_2168130673472147447_nO primeiro encontro contou com a participação de quase 100 pessoas, que após ouvirem uma apresentação sobre a proposta do debate e conhecerem um breve panorama do orçamento municipal, se dividiram em quatro grupos. A metodologia adotada foi o World Café, um processo participativo que trabalha a diversidade e complexidade de ideias, fazendo emergir a inteligência coletiva.

Nesta primeira etapa, foram abordados quatros eixos temáticos: Saúde e Ação Social; Meio Ambiente; Bem-estar, esporte e cultura; Economia local e turismo. Foram montadas quatro mesas e com a ajuda de um facilitador de cada eixo todos os grupos debateram todos os temas. Ao final, cada mesa apresentou as prioridades definidas pelo grupo para cada um dos temas e em reunião plenária todos os participantes votaram cinco prioridades para cada eixo.

DSC_0808Para descontrair o público presente, a reunião contou ainda com uma apresentação da dupla Vallério Wiz e João Santana, abordando temas do cenário político atual de forma criativa e divertida.

No segundo encontro, que acontecerá no dia 21 de julho, no Hotel Ilha Flat, serão abordados os eixos: Educação; Equidade, Segurança e Justiça Social; Mobilidade e Transporte Público; Planejamento e Desenho Urbano que, seguindo a mesma proposta, darão origem a um novo conjunto de prioridades.

Ao final do processo, estas informações serão somadas e consolidadas em uma agenda coletiva, oferecendo aos candidatos a oportunidade de conhecer a opinião da sociedade civil sobre os diversos setores da administração pública.

Estão previstos mais quatro encontros em diferentes pontos da cidade, incluindo as comunidades tradicionais de Bonete e Castelhanos.

Participe da 2ª Mesa de Conversa #veracidade de Ilhabela!

O segundo encontro acontecerá no próximo dia 21 de Julho, às 18:30h, no auditório do Hotel Ilha Flat. Se você participou da primeira edição, venha dar continuidade a este importante trabalho. Se perdeu a primeira fase, ainda dá tempo! Venha opinar, debater e dar sua contribuição.

Saiba mais na página: www.facebook.com/veracidade2016

Post a comment