Menino Voa

Em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável, o autor Leandro Passos lançou seu novo livro, base de um projeto concebido para estimular o resgate da cultura lúdica e do brincar.

Premiado por um edital do PROAC-SP – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o Livro “Menino Voa”, de Leandro Passos, integra um projeto realizado em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável que levou às crianças de diferentes comunidades de Ilhabela eventos literários, culturais e educativos. O objetivo é convidar os pequenos e seus pais a refletir sobre os impactos da tecnologia na saúde e na qualidade de vida, ressaltando a importância das atividades lúdicas, das interações humanas e do contato com a natureza para o pleno desenvolvimento da saúde física e emocional, da inteligência e das aptidões.

A iniciativa foi lançada oficialmente no dia 10 de março de 2020, na Biblioteca Pública Municipal Prefeita Nilce Signorini, na Barra Velha. As apresentações se repetiram por vários dias em diversos bairros da cidade, com foco na faixa etária da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I.

Nos encontros, o autor promoveu contações da história do livro, seguidas por uma palestra-oficina sobre o tema abordado na obra. Com linguagem lúdica, músicas do cancioneiro popular, trava línguas, brincadeiras de roda e conversas, Leandro abriu o debate sobre a importância de se aproveitar melhor o corpo e o ambiente através da criatividade nas brincadeiras.

As palestras-oficinas também contaram com exercícios de autorregulação, como o bom uso da respiração para mudança de humor, percepção de si e do outro para melhor convívio em grupo, coordenação motora e cognitiva, bem-estar e a importância da exploração da natureza. Por fim, terminaram com um convite à prática da leitura como atividade de lazer.