Observando os Rios de Ilhabela

Realizado pelo IIS, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto Observando os Rios de Ilhabela monitora a qualidade da água dos córregos do município.

A iniciativa integra o Programa de Educação para a Cidadania Minha Ilha, Nossa Ilha – aqui é o meu lugar, e tem como objetivo consolidar uma base de dados e indicadores sobre a qualidade das águas, além de alertar a população para a importância da preservação dos recursos hídricos.

PARA CONFERIR O ÚLTIMO RELATÓRIO ANUAL DO PROJETO, CLIQUE AQUI.

Em 2025, sete córregos de Ilhabela permanecem sendo monitorados pelo projeto, que conta com a participação de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Eles participam da coleta e de todo o processo de análise da água, enquanto aprendem mais sobre a importância deste recurso natural, tão precioso e ameaçado.

ACOMPANHE OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DE CADA CÓRREGO AQUI.

Para apresentar os resultados do trabalho ao longo do ano, uma equipe de voluntários do Instituto Ilhabela Sustentável consolida os dados das coletas em um relatório que traz informações detalhadas sobre o projeto, incluindo os principais resultados, análises e comparações de dados, além de conclusões preliminares relevantes sobre a relação entre a qualidade das águas dos rios e a balneabilidade das praias.

De janeiro a setembro de 2025, seis córregos tiveram a qualidade da água classificada como regular: Córrego da Feiticeira, Córrego Ribeirão (Curral), Córrego Cachoeira (Vila), Córrego Itaguaçu/Itaquanduba, Córrego Paquera (Fórum) e Ribeirão Água Branca. Já o Córrego Camarão foi classificado com qualidade ruim.

Um dos dados que merece atenção ao longo da execução do projeto é a constatação, em diversas ocasiões, de que, mesmo em períodos em que córregos como o do Itaquanduba apresentaram qualidade regular, a praia do mesmo bairro permaneceu classificada como imprópria para banho. Isso contraria a hipótese de que os rios são os principais poluidores do mar, uma vez que, ao desembocarem na praia, contribuem para a diluição dos poluentes presentes em suas águas.

Educação ambiental

O projeto Observando os Rios de Ilhabela também participa de iniciativas de educação ambiental, como as ações de limpeza do Mangue da Barra Velha, realizadas anualmente com a participação de diversas organizações.