7º Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

Municípios brasileiros debateram sustentabilidade durante encontro em Ilhabela

 

Representantes de 33 municípios, de 16 estados brasileiros, se reuniram em Ilhabela entre os dias 28 e 30 de novembro para participar da sétima edição do Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, que contou com a presença de cerca de 80 líderes e empreendedores sociais comprometidos com o desenvolvimento sustentável de seus municípios e do nosso país.

O primeiro dia do encontro, que teve início às 9h e se estendeu até as 19:30h, foi aberto pelo presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Henry Grego, que agradeceu a presença de todos e manifestou o orgulho e a satisfação da entidade por Ilhabela ser escolhida como sede do evento.

Em seguida, Oded Grajew, Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, deu as boas vindas aos participantes, agradeceu o Instituto Ilhabela Sustentável pela recepção e lembrou os presentes da motivação dos trabalhos desenvolvidos pelos membros da Rede, que é a construção de um país melhor, ressaltando que o trabalho de cada movimento, ao atuar em sua cidade, contribui para o desenvolvimento justo e sustentável do Brasil.

Para inspirar os trabalhos, o jornalista André Palhano fez uma palestra sobre  “Os políticos e as ações de sustentabilidade: sinceridade de propósitos ou instrumento de poder?”,  seguida pela apresentação de Maurício Broinizi, coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo, que falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que substituirão e darão continuidade aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O primeiro dia do encontro seguiu com exposições de projetos e propostas, com Miguel Lago, da Rede Nossas Cidades, que mostrou tecnologias inovadoras para promover a participação cidadã, Luanda Nera, da Rede Nossa São Paulo, que abordou a Agenda Brasil Sustentável,  e Luciano Santos, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que falou sobre o Projeto de Reforma Política.

Como ferramenta de integração de dados e fortalecimento da Rede, Vanessa Duarte, do Movimento Nossa BH e Cléo Manhas, do Movimento Nossa Brasília, apresentaram o PISCSU – Projeto de Incidência da Sociedade Civil para a Sustentabilidade Urbana, que tem por principal objetivo articular em rede os movimentos para que possam exercer o controle social e a incidência sobre as políticas públicas nos temas de mobilidade urbana, resíduos sólidos e mudanças climáticas.

Também foram expostas experiências de quatro movimentos: Nossa Betim, com a implantação do Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis, Nossa Brasília, com a Rede DF em Movimento, Nossa Ilhéus, com o projeto de monitoramento social do legislativo “De olho na Câmara”, e Observatório Social de Lajeado, que traçou um panorama da atuação dos observatórios sociais no Brasil.

Os trabalhos foram encerrados com a apresentação de Diego Calegari, idealizador do projeto Politize, que tem o objetivo de difundir, de forma original e interativa, a participação cidadã por meio do acesso à informação.

No segundo dia do encontro, os trabalhos começaram com uma palestra  sobre “A eficácia do trabalho em rede”, ministrada por Elisângela Fernandes, que trouxe como exemplo de sucesso os resultados da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Em seguida, membros da Rede Nossa São Paulo falaram sobre o Programa Cidades Sustentáveis, Plataforma Cidades Sustentáveis, Prêmio Cidades Sustentáveis, PEC do Plano de Metas, Plataforma de Indicadores e programas De Olho nas Metas e De Olho nas Promessas.

Com a mediação de Luis Poletto, todos os temas apresentados durante o encontro foram abertos ao debate, proporcionando ampla troca de ideias e experiências entre os participantes.

A última tarde do evento foi dedicada ao Balanço de Ações da Rede em 2014 e ao Planejamento Estratégico de Ações para 2015, realizado em formato Open Space, com a mediação de Thomas Ufer. Desta etapa, saíram diversas propostas e diretrizes de atuação para o ano que vem, que serão sistematizadas e disponibilizadas a todos os membros da Rede nos próximos dias.

Também foram definidas as sedes dos próximos dois encontros, que acontecerão em São Luís, no Maranhão, em Novembro de 2015, sob a coordenação do Movimento Nossa São Luís e em Poços de Caldas, Minas Gerais, sob a coordenação da Associação Poços Sustentável, em 2016.

O encerramento dos trabalhos foi celebrado com um jantar especial preparado sob a supervisão da Gastromotiva,  primeira organização do Brasil a inspirar e promover transformação e inclusão social por meio da gastronomia. Com base nos princípios da ecogastronomia, a equipe comandada pelo chef Rogério José dos Santos preparou os dois almoços, o jantar e os Coffee Breaks servidos aos convidados. A noite terminou em uma descontraída festa de confraternização à beira-mar, com música ao vivo, na Praia do Perequê.

O 7º Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis contou com a organização do Instituto Ilhabela Sustentável, e apoios do Instituto PDR e da Fundação AVINA.

Participaram representantes de Movimentos dos municípios de Abaetetuba – PA, Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Betim – MG, Brasília – DF, Camaçari – BA, Campinas – SP, Campo Grande – MS, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Fortaleza – CE , Guararema- SP, Ilhabela – SP, Ilhéus – BA, Itapetininga – SP, João Pessoa – PB, Joinville – SC, Lajeado – RS, Mogi das Cruzes – SP, Niterói – RJ, Piracicaba – SP, Poços de Caldas – MG, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, São Carlos – SP, São Luís – MA, São Paulo – SP,  São Sebastião-SP, Teresina – PI, Ubatuba- SP, Uruçuca – BA e Vitória – ES, além de representantes de outras redes parceiras.

Veja o álbum de fotos do evento aqui.

Post a comment