Parque Estadual comemora 40 anos

Programação comemorativa teve rodas de conversa, educação ambiental, trilhas, plantio de mudas nativas, exposição fotográfica e uma cerimônia especial no Paço Municipal

No último dia 20 de janeiro, o Parque Estadual de Ilhabela completou 40 anos e a comemoração desta data tão importante para a preservação do arquipélago contou com uma programação especial, promovida por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhabela, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fundação Florestal, com o apoio do Conselho do Parque Estadual de Ilhabela, Instituto Ilhabela Sustentável, Viva Floresta, Associação Comercial de Ilhabela, Ilhabela Convention Bureau, Associação Protetora dos Animais de Ilhabela e Área de Soltura Cambaquara.

A primeira atividade aconteceu no dia 18 de janeiro, na Praia Grande, com uma Roda de Conversa sobre a “Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha”, onde ocorreu uma ação de educação ambiental sobre a relevância da preservação do ilhote localizado entre as Praias Grande e Julião, evitando o acesso de moradores e visitantes ao local para que o ambiente volte a ser utilizado pelas aves marinhas que ali habitavam, como é o caso do “Trinta-réis”, conhecido como o maior dos pescadores marinhos.

No dia 19, convidados da Melhor Idade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS visitaram a sede do Parque Estadual, onde também aconteceu a exposição “Xô Gaiola”, sobre Fauna Ameaçada.

Na manhã do dia 20 aconteceu a reabertura da Trilha que liga o Parque Municipal das Cachoeiras ao Parque Estadual. À tarde, uma Cerimônia organizada no Paço Municipal reuniu cidadãos, representantes do poder público e de organizações da sociedade civil para comemorar o aniversário e homenagear figuras importantes para a manutenção e preservação do Parque ao longo destes 40 anos.

A solenidade marca o início de uma nova fase para a gestão da unidade de conservação, que passa a ter a oportunidade de trabalhar em parceria com o poder público municipal e com a sociedade civil organizada, articulando, organizando e promovendo ações que possam estimular a comunidade a conhecer e preservar seu patrimônio natural.

O encontro foi aberto por Mauro Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente, que destacou a importância da parceria entre o Parque e a prefeitura, iniciada logo nos primeiros dias da atual gestão. Em seguida, Joana Fava Alves, gestora do Parque Estadual, falou sobre a natureza extraordinária encontrada por aqui e sobre a responsabilidade de protegê-la e perpetuá-la para a humanidade.

Carlos Zacchi Neto, da Fundação Florestal, abordou o desafio de gerir um município que tem mais de 80% de seu território protegido e a enorme responsabilidade de preservar um patrimônio que é de todos.

Ressaltando o privilégio de morar na região que abriga uma das maiores florestas de Mata Atlântica do Estado, o prefeito Márcio Tenório lembrou que já caminhava pelas trilhas de Ilhabela antes da criação do Parque e parabenizou todos àqueles que se dedicam e colaboram com a sua preservação. Ele afirmou ainda que seu governo está pautado pelo diálogo e pelo estabelecimento de parcerias, e reforçou seu compromisso com uma gestão participativa, com o apoio de instituições e da sociedade civil, para o desenvolvimento sustentável de Ilhabela.

O cerimonial terminou com homenagens a João Geraldo Campos de Oliveira e Sillas Marques de Santana, funcionários do Parque Estadual, e ao médico veterinário, Dr. Dênis Prado Amorosino, lembrados pelos relevantes serviços que prestaram ao Parque.

Na sequência, o evento recebeu convidados especiais como Mário Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica, que em um discurso emocionado afirmou que Ilhabela tem tudo para se transformar em exemplo de sustentabilidade e que o Plano Municipal de Mata Atlântica desenvolvido aqui é uma referência nacional, que deve se tornar modelo para outros municípios brasileiros.

Para encerrar o evento, Sérgio Pompeia, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, entregou ao Parque Estadual de Ilhabela o certificado de Posto Avançado da Reserva da Biosfera, título concedido a locais considerados centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos voltados à conservação da Mata Atlântica.

A programação contou ainda com exposições fotográficas de Mário Barila e Guilherme Andrade, Exposição Xô Gaiola na Guarita da Estrada Parque de Castelhanos, Roda de Conversa sobre a “Importância dos Ilhotes de Ilhabela para a preservação da fauna marinha” na Praia do Julião e um projeto de reflorestamento da trilha do Baepi, com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, por meio de uma Parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Viveiro Municipal, a Ilhabela.org e o viveiro Viva Floresta. A atividade, que estava prevista para o dia 21, foi adiada por conta da chuva e deve ocorrer nos próximos dias.

Post a comment