22 de Setembro – Dia Mundial sem Carro

Hoje é o Dia Mundial sem Carro, celebrado em centenas de cidades em todo o mundo, com o objetivo o estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel.

Por aqui, a data nos alerta para a urgente necessidade de repensar a mobilidade urbana em nosso município, que já apresenta sinais de estar no limite de sua capacidade. 

A Mobilidade Urbana sempre esteve entre os focos de atuação do Instituto Ilhabela Sustentável e em 2007 a entidade promoveu, pela primeira vez, uma programação voltada ao Dia Mundial sem Carro em Ilhabela, convidando moradores, turistas e veranistas a deixar seus carros em casa por um dia e refletir sobre o uso de alternativas de transporte mais sustentáveis.

Naquela ocasião, a programação reuniu centenas de cidadãos e abordou temas como:

– Ciclovia de “Ponta a Ponta” – das Canas à Sela.

– Calçada de “Ponta a Ponta” – das Canas à Sela.

– Transporte coletivo abundante e de qualidade (para trabalhadores, moradores, turistas e veranistas).

– Transporte Aquaviário como alternativa de transporte coletivo.

– Educação no Trânsito – para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres (visando diminuir os índices de acidentes de trânsito, principalmente em relação às motos).

Outras ações foram realizadas em anos posteriores e este primeiro evento deu origem a uma proposta aprovada pela Câmara Municipal, que instituiu o Dia Municipal sem Carro. Atualmente, a data faz parte do calendário oficial da cidade, estimulando o debate de temas de mobilidade, como transporte aquaviário, ciclovias, calçadas e transporte público.

Neste artigo escrito por Carlos Nunes em 2018 (https://iis.org.br/farol-da-ilha/planmobja/), é possível observar que os problemas de mobilidade urbana em Ilhabela permanecem ou se agravaram. Por isso, é fundamental que as ações previstas no recém-concluído Plano Municipal de Mobilidade Urbana (para ver o documento, acesse: https://www.ilhabela.sp.gov.br/mobilidade-urbana/) sejam implementadas e acompanhadas pela Sociedade Civil, para que possamos, juntos, mudar os rumos do nosso município!

Post a comment