Combate à caça em Ilhabela – armas e munições foram apreendidas na Praia do Poço

Uma ação conjunta entre a equipe do Parque Estadual de Ilhabela e a Polícia Ambiental, realizada na Praia do Poço, resultou na apreensão de armas, munições e apitos de caça. Um homem também foi preso por porte ilegal de arma e liberado após o pagamento de fiança.

Os policiais ambientais e funcionários do Parque Estadual realizaram a operação para atender a uma denúncia de caça no local, que fica na face não urbanizada da Ilha, onde só é possível chegar de barco ou por uma trilha, que sai da Praia do Jabaquara. Lá, encontraram seis indivíduos, dois de Ubatuba e quatro de Ilhabela, além dos armamentos e petrechos de caça. Um deles, caseiro da propriedade que fica no local, foi enquadrado em flagrante no Artigo 16 da Lei nº 10.826 por porte ilegal de armas. O delegado estipulou fiança de R$ 1 mil ao infrator, que foi paga por um amigo.  Ele foi solto e responderá em liberdade.

 

O crime de caça, previsto no art. 29 da lei 9.605/1998, na seção dos crimes contra a fauna, prevê:

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

[…] § 5º A pena é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.

Denuncie!

Polícia Ambiental: (12) 3862-4140

Parque Estadual de Ilhabela: (12) 3896-2585

Post a comment