Conclusão das oficinas participativas para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela

O último dia 14 de setembro marcou o encerramento das oficinas para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela, abertas ao público. No total, foram 28 oficinas, com a participação de comunidades tradicionais residentes no interior do Parque e com a população em geral, sendo que a participação da população nesta etapa contribuiu para o processo de elaboração do Plano que traçará normas e recomendações de uso, além de diretrizes em forma de programas para o ordenamento do PEIB.

Houve participação da população na elaboração de propostas para áreas como o uso público do Parque, educação ambiental, proteção da fauna e flora, zoneamento, gestão, comunicação e marketing, pesquisas científicas, interação socioambiental e outros.

Em conjunto com as oficinas com a população, a elaboração do Plano também considerará diagnóstico feito por consultores e pesquisadores, reuniões com os funcionários e técnicos de diversas áreas, sendo que o Plano de Manejo concluído será apresentado na próxima reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela, marcada para 21 de outubro e posteriormente será submetido à aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente.

Post a comment