Curso de Mobilização de Recursos e Elaboração de Projetos

 

Nos últimos dias 9 e 10 de novembro, a equipe do IIS participou da oficina de Mobilização de Recursos e Elaboração de Projetos, promovida pelo CEDS – Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável. O objetivo da oficina era apresentar ferramentas e instrumentos para a elaboração de projetos, visando a captação de recursos, para sua viabilidade financeira para as ONGs, funcionários de órgãos públicos e estudantes do Litoral Norte.

 

 

No primeiro dia de oficina, a consultora Mariangela Paiva, do Instituto Fonte, esclareceu conceitos de mobilização de recursos, como por doações, convênios, parcerias, patrocínios e outros financiamentos. Roteirizou os passos para a elaboração de projetos de forma coerente e mensurável. Ressaltou a importância de se encarar o processo de mobilização dos recursos com profissionalismo, de criar estratégias de articulação e cultivar contatos e relacionamentos. E no caso das ONGs, a palestrante também indicou que a sustentabilidade financeira das instituições não devem contar com apenas uma forma de captação de recursos financeiros nem basear-se somente em captação por projetos, pois estes devem ter início, meio e fim definidos, ao contrário das instituições que devem permanecer em funcionamento.

 

No segundo dia, o palestrante Waldir Luiz Ramalho, da Petrobras, apresentou o roteiro de elaboração de projetos dos Programas Cidadania e Desenvolvimento e Petrobras Ambiental e falou sobre a importância dos projetos apresentados para este edital terem objetivos bem estabelecidos e dentro das linhas de atuação definidas pelo programa. Além disso, foi apresentado pela Marcela Sobral o Sistema de Convênios – SICONV para captação de recursos governamentais, um sistema online que disciplina a transferência de recursos financeiros públicos para entidades públicas ou sem fins lucrativos. A oficina contou também com importantes informações do consultor Andre Vianna sobre as bases legais de ONGs e documentações necessárias para o processo de captação de recursos para projetos. Falou sobre alguns sistemas e programas para gestão de projetos e sobre as diversas fontes de financiamento de projetos públicas e privadas, nacionais e internacionais que podem ser adequadas para cada tipo de projeto e instituição.

Post a comment