#deolhonabalsa

Instituto Ilhabela Sustentável lança aplicativo que vai monitorar a qualidade do serviço prestado pela DERSA

Com patrocínio da Humanitas360 e apoio de órgãos públicos e diversas entidades e associações, o Instituto Ilhabela Sustentável lançará, no próximo dia 7 de julho, a campanha #deolhonabalsa, que por meio do aplicativo Monitorando a Cidade vai convidar os usuários da balsa a avaliar o serviço prestado pela DERSA na travessia entre Ilhabela e São Sebastião.

O objetivo da iniciativa é colaborar com a melhoria deste serviço, que tem sido alvo de constantes críticas e reclamações por parte de turistas, veranistas, moradores, estudantes e trabalhadores dos dois municípios. Os dados coletados vão consolidar indicadores de percepção dos usuários que servirão para a Prefeitura e a Câmara Municipal pressionarem o governo do Estado, para rechear o inquérito e eventual  ação do Ministério Público contra a DERSA e para pautar reportagens da imprensa sobre o assunto.

A pesquisa será realizada com campanhas na balsa, pontos de ônibus e eventos locais com apoio de agentes de campo e voluntários. Também será amplamente divulgada pelas mídias sociais e com uso de materiais impressos, que serão distribuídos em pousadas, restaurantes, comércios, pontos de ônibus e na balsa.

Também serão divulgados relatórios mensais sobre os dados levantados, além de outras informações sobre a qualidade dos serviços da travessia, como estatísticas da DERSA e informações dos usuários, para promover ativismo cívico e mobilização para participação na campanha.

A pesquisa é composta por seis perguntas relacionadas ao sentido da travessia da balsa (Ilhabela/São Sebastião ou São Sebastião/Ilhabela), ao tempo de espera para embarcar, ao tipo de transporte utilizado (automóvel, caminhão, bicicleta, pedestre, etc.), ao motivo da travessia (estudo, trabalho, turismo ou outros) e ao nível de satisfação do usuário com o serviço prestado pela DERSA.

A partir do dia 7 de julho serão divulgadas as orientações de instalação do aplicativo da campanha, que estará disponível para download em dispositivos IOS e Android.

Coleta de dados para ação cidadã – desenvolvido pelo Centro de Mídia Cívica do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em parceria com o Co:Lab (USP) e com a Humanitas360, o Monitorando a Cidade é uma plataforma de monitoramento desenhada para ajudar comunidades, indivíduos e organizações da sociedade civil a monitorar compromissos do poder público e, desta forma, demandar uma maior responsabilidade cívica dos gestores e políticos. As ferramentas do Monitorando a Cidade ajudam cidadãos a identificar temas importantes que afetam sua vida cotidiana, a organizar campanhas locais de coleta de dados e a criar visualizações interessantes para promover transformações sociais positivas.

Post a comment