Diretora Executiva da Fundação Florestal e Comandante da Polícia Militar Ambiental participaram da reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela

No último dia 15 de abril, a segunda reunião ordinária de 2015 do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela contou com a presença e participação da Diretora Executiva da Fundação Florestal, Dra. Lídia Passos e do Comando da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel Cerqueira. Ambos vieram à reunião a convite da Sociedade Civil organizada de Ilhabela e entidades que compõem o Conselho.

Assuntos como a aprovação do Plano de Manejo do PEIb, o fortalecimento da Gestão das Unidades de Conservação, a revisão do GERCO e o aumento da fiscalização ambiental no Parque e município de Ilhabela, especialmente em relação ao tráfico, caça de animais silvestres e pesca ilegal, foram discutidos, uma vez que foram definidos como prioritários pelo referido fórum.

O Comandante da Polícia Ambiental anunciou a criação do Pelotão Parque (nova configuração do efetivo da polícia, que terá como foco a fiscalização das áreas protegidas), e falou que dará ênfase à execução de ações focadas na proteção da fauna silvestre (terrestre e marinha).

A Diretora Executiva da Fundação Florestal falou do papel fundamental exercido pelos gestores e gerentes do Litoral Norte, e destacou a importância do diálogo, da gestão participativa, com forte atuação dos Conselhos na gestão das Unidades de Conservação.

Outros assuntos também fizeram parte da pauta, como a Estrada Parque dos Castelhanos, a implantação de novas trilhas e o desenvolvimento do ecoturismo no município.

Post a comment