Em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável e com a Rede Pense Livre, o COMSOD – Conselho sobre Drogas de Ilhabela promoveu a apresentação do filme “Quebrando o Tabu”

 

Em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável e com a Rede Pense Livre, o COMSOD – Conselho sobre Drogas de Ilhabela promoveu a apresentação do filme “Quebrando o Tabu”

 

Longa metragem que aborda de maneira inteligente e objetiva o fracasso das sociedades ao redor do mundo na guerra contra as drogas, o filme dirigido por Fernando Grostein Andrade conta com a participação de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella e Paulo Coelho, e tem como principal objetivo a abertura de um debate sério e bem informado sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo. O projeto pretende aproximar diversos públicos, entre eles os jovens, os pais, os professores, os médicos e a sociedade como um todo, para que se inicie uma conversa franca que leve a diminuição do preconceito, ajude na prevenção ao uso de drogas e que dissemine informações com base científica sobre o tema.

 

 

Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, Quebrando o Tabu escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como Colômbia, México e Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Dráuzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, Quebrando Tabu é um convite a discutir um problema com todas as famílias.

 

Com o objetivo de trazer o tema para a realidade local e incentivar o debate sobre a questão das drogas em Ilhabela, o COMSOD – Conselho Municipal sobre Drogas de Ilhabela, em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável promoveu, no dia 23 de novembro, uma apresentação especial do filme, aberta ao público e com a participação do cineasta Fernando Gronstein e dos jornalistas Denis Russo Burgierman e André Palhano. O evento, que aconteceu no auditório do Ilha Flat, contou com a participação de mais de 100 pessoas que, ao final da apresentação, tiveram a oportunidade de fazer perguntas e dar início a um importante debate, já que o combate e a redução aos danos causados pelas drogas requer o envolvimento de toda a sociedade.

 

Fernando Gronstein (Cineasta):

Fernando Gronstein, 31, é diretor, roteirista, produtor e sócio fundador da produtora Spray Filmes. Dirigiu o documentário ”Quebrando o Tabu”, que discute políticas alternativas ao fracasso da guerra as drogas e que tem o ex presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso como âncora. Com depoimentos de Bill Cliton, Jimmy Carter, Paulo Coelho, Drauzio Varella, Gael Garcia Bernal e mais 4 ex chefes de estado de países como Colômbia, Suíça, Noruega e México. O longa teve ampla repercussão no Brasil e foi eleito o melhor filme nacional de 2011 pelos leitores da Folha de S. Paulo, causando debates na grande imprensa, escolas e até no congresso brasileiro. Em breve, vai ganhar adaptação para o mercado americano feita pela produtora inglesa “Current Spounge”. Em 2003, filmou “Coração Vagabundo” uma viagem com Caetano Veloso por SP, NY e Japão, que revela o desconforto do cantor com o sucesso do seu primeiro disco em inglês no exterior. Com estreia no Festival É tudo Verdade e no Festival de Roma, foi considerado pelo crítico de cinema Amir Labaki “O mais revelador perfil de Caetano” e pelo crítico Marcelo Janot do jornal o Globo: “O Melhor filme da recente safra de documentários sobre personalidades da música brasileira”.

 

Denis Russo Burgierman (jornalista):

Denis Russo Burgierman tem 39 anos, é jornalista, escritor e sócio da Webcitizen, uma empresa que cria plataformas de engajamento cívico e mobilização. É o autor do livro “O Fim da Guerra – A maconha e a criação de um novo sistema para lidar com as drogas”, publicado em 2011. Escreveu também “Piratas no Fim do Mundo” (2003), um relato de sua viagem à Antártica acompanhando um grupo de ativistas radicais que queriam afundar navios baleeiros.

Denis foi diretor de redação da revista Superinteressante, onde trabalhou por 10 anos, entre 1998 e 2007. Em 2007, foi premiado com uma Knight Fellowship, uma bolsa dada anualmente a 20 “jornalistas em meio de carreira” do mundo todo. Como Knight Fellow, ele passou um ano fazendo pesquisa na Universidade Stanford, na Califórnia.

Foi palestrante do TEDxSP, em 2009, e coordenou a equipe de curadores do TEDxAmazônia, em 2010. Foi colunista da revista Vida Simples e da veja.com, escrevendo sobre sustentabilidade, inovação, transformação e sistemas complexos.

 

André Palhano (Jornalista)

André Palhano é jornalista graduado pela PUC-SP, com especialização em Jornalismo Econômico. Teve passagem pelas redações de Veja, Folha de S. Paulo, Rádio Jovem Pan e Agência Estado, entre outras, exercendo as funções de repórter, repórter especial, editor e colunista. É idealizador e organizador da Virada Sustentável, movimento de educação para a sustentabilidade que utiliza a arte e o lúdico como ferramentas principais. Na segunda edição, realizada em junho passado, o evento reuniu mais de 600 atrações e atividades distribuídas em 149 locais da Grande São Paulo, somando público aproximado de 750 mil pessoas.

Post a comment