Exposição do Projeto Cuidando Bem do Nosso Lixo na XIII Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela

A 13° semana da Cultura Caiçara foi aberta oficialmente na última terça-feira (14/05) na Secretaria da Cultura, na Vila. O evento contou com a apresentação dos corais da cidade e a exposição dos bonecos produzidos através do Projeto do Instituto Ilhabela Sustentável “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e artista Débora de Paula, com patrocínio do Banco Itaú.

As oficinas do Projeto Cuidando Bem do Nosso Lixo tem o objetivo de difundir através da arte mensagens de educação ambiental sobre a importância de reduzir, reusar e reciclar o nosso lixo.

As oficinas foram ministradas pela artista Débora de Paula, que dedica sua vida à arte do papel machê há 13 anos. A técnica desenvolvida pela artista agrega ao Papel Machê a reutilização de materiais descartáveis e sucatas, como garrafas PET, ferragens, potinhos de iogurte, papel, papelões e jornais, para preencher suas esculturas. Débora produziu para este projeto 8 bonecos dos personagens da Congada de Ilhabela com a ajuda dos alunos da rede pública de Ilhabela. Ela ministrou ao todo 16 oficinas, com a participação dos 453 alunos de todos os 5° anos do Ensino Fundamental.

Durante as oficinas, as crianças tiveram a oportunidade participar das primeiras etapas da confecção de bonecos com personagens da Congada e conhecer um pouco mais sobre a mais tradicional festa caiçara de Ilhabela.

Veja o vídeo:

Clique aqui e assista o vídeo do Projeto.

Post a comment