Fórum Nossa Ilha Mais Bela – abril 2011: Sociedade debate o esporte como inclusão social

O Fórum Nossa Ilha Mais Bela, evento mensal que reúne cidadãos e representantes de entidades de sociedade civil de Ilhabela para debater osprincipais temas que dizem respeito à cidadania e sustentabilidade no município, realizado no último dia 19 de abril, contou com a presença de atletas de destaque mundial em suas categorias e que atualmente desenvolvem projetos sociais, para compartilhar suas experiências.

foto: Leninha Viana

Com o auditório do Parque Estadual de Ilhabela lotado, o Fórum deste mês contou com a apresentação de Ida Alvares, ex-jogadora de voleibol, radicada atualmente em Ilhabela e de seus convidados, Erick Seeger, atleta de pólo aquático e Patrícia Medrado, ex-tenista profissional, que apresentaram projetos sociais por eles desenvolvidos.

Os projetos de Erick Seeger e Patrícia Medrado fazem parte do Programa Clube Escola, da Prefeitura de São Paulo, que pretende promover a inclusão social, saúde e qualidade de vida, através da oportunidade da prática de esportes fora dos horários de aulas, às crianças da rede pública de ensino. O programa pretende ainda integrar as diversas faixas etárias presentes nas escolas, possibilitar a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários, contribuir para o desenvolvimento local, e por fim, descobrir novos talentos.

Cada um contou um pouco de suas experiências e do dia-a-dia na execução dos projetos. Estes atletas, que hoje revertem o destaque que conquistaram no campo esportivo para o campo social, procuraram mostrar que programas deste tipo podem ser agentes de inclusão social, entre outros, e para isso é fundamental uma equipe de coordenadores, professores, etc. preparada, comprometida e altamente capacitada, para que o resultado não seja o contrário do pretendido. Além de afirmarem que nenhum programa social obtém êxito sem uma constante e incisiva cobrança da sociedade civil dos seus representantes públicos para que invistam esforços e apoiem ações sociais.

Post a comment