Fórum Nossa Ilha Mais Bela promove debate sobre saneamento em Ilhabela

Na retomada do Fórum Nossa Ilha Mais Bela, sociedade civil recebe representantes da Sabesp para atualização da situação do saneamento em Ilhabela.

No último dia 27 de junho, foi realizada reunião do Fórum Nossa Ilha Mais Bela, atividade que busca estimular o debate, a reflexão, a troca de experiências e a articulação entre entidades de sociedade civil e representantes dos demais setores que compõem a sociedade ilhabelense. O tema do encontro foi saneamento e para atualizar a situação em Ilhabela, foram convidados representantes da SABESP e da CETESB.

Durante o encontro foram apresentadas questões técnicas e práticas sobre o tema, além da exposição das dificuldades da concessionária em cumprir os prazos divulgados na mídia e em reuniões anteriores, causadas principalmente pelas difíceis condições geográficas e geológicas de Ilhabela, pela impossibilidade prevista em lei de atender as regiões de ocupação irregular, como áreas da APP e invasões, pela falta de consciência de parte da população em fazer a ligação de seu imóvel à rede já disponível, além da grande quantidade de imóveis de temporada, cerca de 40% dos imóveis do município, segundo os representantes da Sabesp, nas quais também não é feita a ligação à rede já disponível. Por outro lado, foi destacado que em alguns bairros, os prazos foram antecipados graças à participação da sociedade civil, através de Associações de Bairros, e da prefeitura na busca por recursos para as obras necessárias.

Foi informado que o monitoramento do emissário submarino, recentemente entregue ao município, terá início no próximo mês de julho e que no prazo de um ano haverá informações sobre resultados e novas necessidades.

Com relação à classificação de Ilhabela no Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, na 296ª posição entre os 645 municípios paulistas, os representantes da SABESP questionaram a forma de avaliação realizada pela CETESB, e os presentes lamentaram a ausência de representantes da Agência Estadual para prestar esclarecimentos.

A principal conclusão do evento foi de que será somente com a união de forças, que o município poderá atingir a tão sonhada universalidade do saneamento, conforme estabelecido em Lei, que deverá estar detalhada no Plano de Saneamento e no novo contrato que esperamos que em breve seja firmado com a concessionária.

Para acessar as apresentações clique no tema:

[Forum Nossa Ilha Mais Bela 27_06_2012] Apresentação Instituto Ilhabela Sustentável
[Forum Nossa Ilha Mais Bela 27_06_2012] Apresentação Sabesp

Para ler matéria sobre a reunião no site da Sabesp, clique aqui.

 

Post a comment