Ilhabela ocupa o 23° lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Lançada essa semana, plataforma avaliou 770 cidades brasileiras sobre o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

No último dia 23 de março, o Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, vinculado à ONU, lançou o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC – BR), um trabalho inédito que avaliou 770 municípios brasileiros, incluindo as capitais dos 26 estados da Federação, além de cidades de todas as regiões metropolitanas e biomas do país.

 

O IDSC-BR é uma ferramenta que pretende gerar um movimento de transformação nas cidades brasileiras. A intenção é orientar a ação política municipal, definir referências e metas com base em indicadores de gestão e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. Há um índice para cada objetivo e outro para o conjunto dos 17 ODS. Desse modo, o índice apresenta uma avaliação dos progressos e desafios dos municípios brasileiros para o cumprimento da Agenda 2030.

Melhor classificada em nossa região, Ilhabela ocupa a 23ª posição no ranking, com pontuação 66,36 (de 100). Para conferir a lista completa, acesse: https://idsc-br.sdgindex.org/rankings 

O IDSC-BR mostra que 31 das 770 cidades que compõem o índice já percorreram cerca de dois terços do caminho para o cumprimento da Agenda 2030. Outras 220 ainda não chegaram à metade do trajeto e apresentam grandes desafios para alcançar as metas. Apenas cinco municípios já atingiram o ODS 1 (Erradicação da Pobreza); nenhum atingiu os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades); e apenas 16 cidades atingiram os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Post a comment