Mobilidade em debate

Cidadãos e representantes da sociedade civil de Ilhabela se reuniram para debater problemas e soluções de mobilidade urbana.

 Na última segunda-feira, 26 de novembro, cidadãos de Ilhabela se reuniram para debater os crescentes problemas de mobilidade urbana que afligem o município. Com a participação de moradores de diversos bairros, representantes de entidades e organizações da sociedade civil, o encontro marcou o início de uma discussão que deve dar origem à construção coletiva de uma proposta para o futuro da cidade.

Fotos: Ronald Kraag

Na ocasião, todos os participantes tiveram a oportunidade de apontar problemas, apresentar ideias e dar sugestões sobre os diversos aspectos que envolvem a mobilidade urbana, desde a travessia da balsa, até a falta de estrutura do município para receber a grande quantidade de carros que desembarcam no arquipélago em feriados e durante a temporada.

Um dos temas abordados pela maioria dos presentes foi a limitação da entrada de veículos, com propostas diferentes, mas um objetivo comum: reconhecer que Ilhabela precisa de um novo modelo de mobilidade, que privilegie o uso de modais alternativos de transporte e restrinja o uso do automóvel como principal meio de locomoção.

Todas as propostas foram registradas e serão consolidadas. O próximo passo é voltar a reunir o grupo para, como estas informações, dar início à elaboração de um documento que será  protocolada nas sedes dos poderes públicos municipal e estadual, e no Ministério Público.

Durante a reunião, o Instituto Ilhabela Sustentável colocou à disposição do Grupo de Trabalho os dados levantados pela Pesquisa de Percepção sobre Mobilidade Urbana realizada em parceria com a FATEC, por meio do Projeto MobCidades, que tem o objetivo de fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

Para conhecer a pesquisa, acesse: https://tabsoft.co/2E6bs9F

 

 

 

 

 

Post a comment