Projeto Monitorando os Rios de Ilhabela vai analisar a qualidade da água de cinco córregos da cidade

Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a iniciativa do Instituto Ilhabela Sustentável pretende coletar dados para a consolidação de indicadores de qualidade das águas e alertar a população para a importância da preservação dos recursos hídricos.

Desde agosto deste ano, dois grupos de jovens sob a coordenação do Instituto Ilhabela Sustentável vêm fazendo a coleta e análise da água de cinco córregos do município, com o objetivo de criar e alimentar uma base de dados capaz de retratar como anda a qualidade das nossas bacias hidrográficas.

O Projeto Monitorando Rios integra a Rede das Águas, programa de mobilização e monitoramento dos recursos hídricos da Fundação SOS Mata Atlântica, que se dedica a promover a mobilização social para a gestão participativa e integrada entre água e florestas, por meio da disseminação de metodologias, promoção da educação ambiental e influência em políticas públicas. 

Para trazer o projeto para Ilhabela, o Instituto Ilhabela Sustentável adquiriu dois kits de monitoramento, participou de uma capacitação para uso da metodologia e formou dois grupos de jovens estudantes do ensino médio, das escolas Profª. Maria Gemma, na Barra Velha, e Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, na Vila, que sob a supervisão do Coordenador de Projetos do IIS, fazem a coleta e análise da água, consolidam os dados e preenchem os formulários com informações que são disponibilizadas na Internet e que darão origem a um mapa de indicadores.

Inicialmente, o projeto abrange cinco pontos de monitoramento: os alunos da escola Maria Gemma fazem a análise de dois pontos do Córrego Paquera, Ribeirão Água Branca e Córrego Camarão, todos na Barra Velha, e os alunos do Gabriel monitoram o Córrego Cachoeira, na Vila, com o acompanhamento da equipe do Parque Estadual. Até o momento as três análises realizadas, duas na Barra Velha e uma na Vila, tiveram resultado regular. 

As próximas análises devem ocorrer na última semana de outubro e em breve os dados serão disponibilizados na página do programa: sosobservando.znc.com.br 

 

Post a comment