Projeto Observando os Rios aponta deterioração da qualidade da água do Rio Paquera, na Barra Velha

Causa pode estar relacionada ao rompimento da escada hidráulica de escoamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) da Água Branca e ao desassoreamento de parte do rio sem licenciamento.

 Promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com a SOS Mata Atlântica, o projeto Observando os Rios de Ilhabela monitora, desde 2014, a qualidade da água de 10 córregos no município.

A iniciativa integra a Rede das Águas, programa de mobilização e monitoramento dos recursos hídricos da Fundação SOS Mata Atlântica, que se dedica a promover a mobilização social para a gestão participativa e integrada entre água e florestas, por meio da disseminação de metodologias, promoção da educação ambiental e influência em políticas públicas.

Os resultados apontados pelos últimos relatórios mostram uma queda considerável na qualidade do Rio Paquera, na Barra Velha, que em maio deste ano teve suas águas poluídas pelo rompimento de um degrau da escada hidráulica usada pela Sabesp para o escoamento na lavagem de filtros da ETA (Estação de Tratamento de Água), na Água Branca. Saiba mais no link:  www.ilhabela.sp.gov.br/blog/prefeitura-multa-sabesp-em-r-10-milhoes-por-poluicao-do-rio-agua-branca/

O Rio Paquera é monitorado mensalmente desde agosto de 2014 e até o primeiro semestre de 2017 várias amostras foram classificadas como BOAS. No segundo semestre de 2017 e nos primeiros meses de 2018, teve sua qualidade piorada, passando para a classificação REGULAR.

Na análise do mês de maio de 2018, o índice de classificação foi RUIM, fato que nunca havia ocorrido desde o início do projeto.

De acordo com Gilda Nunes, Coordenadora de Meio Ambiente do Instituto Ilhabela Sustentável, parte do rio também vem passando por intervenções sem o devido licenciamento ambiental, fato que pode estar relacionado à queda dos índices de qualidade.

O Instituto Ilhabela Sustentável oficiou a Prefeitura de Ilhabela, encaminhando o relatório e solicitando providências para a mitigação e/ou recuperação do Rio Paquera, visto que em função de sua relevância ambiental  o mesmo faz parte da APA Marinha do Litoral Norte de São Paulo, decreto n° 53.525 de 08 de outubro de 2018, e também é apontado na Lei n° 421/2016 – Plano Diretor de Ilhabela, como  área de preservação com indicação da criação  do Parque do Mangue.

Para ver o relatório, clique aqui.

 

 

Post a comment