Projeto Observando os Rios de Ilhabela segue monitorando 10 córregos

Em parceria com instituições de ensino públicas e privadas, iniciativa conta com a participação de alunos na coleta e análise da água e consolida dados sobre a qualidade dos corpos hídricos do município

Realizado pelo Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto Observando os Rios de Ilhabela monitora, desde 2014, a qualidade da água dos córregos do município.

A iniciativa integra a Rede das Águas, programa de mobilização e monitoramento dos recursos hídricos que promove o engajamento social para a gestão participativa e integrada entre água e florestas, por meio da disseminação de metodologias, promoção da educação ambiental e influência em políticas públicas. Atualmente, conta com a participação de 252 grupos de monitoramento que analisam a qualidade da água em 307 pontos, 247 corpos d´água, em 104 municípios.

Em Ilhabela, são monitorados dez córregos: Córrego Paquera (Fórum), Córrego Cachoeira (Vila), Córrego Itaguaçu/Itaquanduba, Córrego da Armação, Córrego da Feiticeira, Córrego do Veloso, Córrego Ribeirão (Curral), Córrego do Curral (meio), Praia Grande e Cocaia.

O monitoramento é feito com a participação de alunos da rede pública e privada, do ensino médio e fundamental. Orientados por um coordenador do projeto, eles atuam na coleta e em todo o processo de análise da água, que acontece uma vez por mês, enquanto aprendem mais sobre a importância deste precioso e ameaçado recurso natural.

Dia Mundial da Água – No mês passo, na Escola Municipal Sebastião Leite, as atividades de monitoramento integraram a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água. Para ler a notícia, acesse: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/dia-mundial-da-agua-e-tema-nas-atividades-pedagogicas-de-ilhabela/

Relatório de Qualidade das Águas – O objetivo de consolidar uma base de dados e indicadores de qualidade das águas e de conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância de elaborar e cumprir políticas públicas de preservação e de direitos de acesso ao saneamento básico.

Para apresentar os resultados deste trabalho, a equipe do Instituto Ilhabela Sustentável faz relatórios mensais com os dados das análises, que proporcionam a possibilidade de comparar a qualidade das águas em diferentes épocas do ano e traçar um histórico das condições de nossos corpos d’água. No final do ano, um relatório com os dados dos 12 meses consolida todos os resultados em um documento que serve de subsídio para traçar estratégias e buscar soluções para as questões ligadas à água e ao saneamento básico no município.

Clique aqui e confira o último relatório anual, conheça as conclusões deste importante trabalho e descubra como anda a qualidade de nossas águas.

Post a comment