Segunda reunião do GT Mobilidade Ilhabela

Em sua segunda reunião, o Grupo de Trabalho apresentou a consolidação das propostas do primeiro encontro e debateu soluções e encaminhamentos.

No dia 14 de janeiro o Grupo de Trabalho criado para debater problemas e soluções de mobilidade urbana em Ilhabela voltou a se reunir na sede do Esporte Clube, na Vila, para dar sequência às atividades iniciadas no final de novembro do ano passado, quando ocorreu o primeiro encontro.

Composto por cidadãos e representantes da sociedade civil, o grupo foi criado com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre os crescentes problemas de mobilidade urbana que afligem o município, e a partir disso dar início à construção coletiva de uma proposta que contemple as necessidades e anseios da população. Tais demandas serão consolidadas e encaminhadas ao poder público, com sugestões para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que deve ser aprovado até abril de 2019, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Durante o encontro, o Instituto Ilhabela Sustentável apresentou os resultados da Pesquisa #PlanMobJá, um diagnóstico de Mobilidade Urbana realizado em parceria com a FATEC, por meio do projeto MobCidades, iniciativa coordenada pelo INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, com apoio da União Europeia, em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Cidades por Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis. Para saber mais, clique aqui.

Também foi apresentada a consolidação das propostas feitas na primeira reunião, que abordaram desde a travessia da balsa, até a falta de estrutura do município para receber a grande quantidade de carros que desembarcam no arquipélago em feriados e durante a temporada.

Para confrontar estas propostas com os projetos previstos pela Prefeitura, o grupo vai analisar quais investimentos em mobilidade estão previstos no PPA. O próximo passo é a elaboração de um documento que reunirá os resultados do trabalho e será  protocolado nas sedes dos poderes públicos municipal e estadual, e no Ministério Público. A pesquisa realizada pelo Instituto Ilhabela Sustentável também será disponibilizada à Prefeitura para que seja utilizada como subsídio ao diagnóstico do Plano de Mobilidade.

Post a comment