IV Fórum Municipal de Mobilidade Urbana

Organizações da sociedade civil apresentaram propostas para o Plano Municipal de Mobilidade

Dando sequência à programação da Semana da Mobilidade, a Prefeitura de Ilhabela promoveu a quarta edição do Fórum Municipal de Mobilidade Urbana, que neste ano reuniu organizações da sociedade civil que atuam no tema para apresentar propostas e sugestões para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

A reunião contou com a presença da equipe da TC Urbes, empresa contratada para a elaboração do PlanMob, que no dia anterior apresentou ao público um resumo de suas propostas e metodologia de trabalho.

A primeira apresentação foi realizada por Francisco Carneiro, da Associação Transporte Ativo, com uma proposta de Mapa Cicloviário da Ilha, exposição dos resultados do Estudo de Fluxo da Malha Cicloviária e o detalhamento de um Mapa do Transporte Público. Ele destacou que a consciência da população é fundamental para mudar o paradigma da mobilidade. Por isso o estímulo ao uso do transporte ativo depende não apenas de estruturas adequadas, mas também de propostas e programas de conscientização para estimular mudanças de comportamento.

Em seguida, Carlos Nunes, diretor do Instituto Illhabela Sustentável e responsável pelo Projeto MobCidades no Litoral Norte, mostrou os dados consolidados pelo OTMU – Orçamento Temático de Mobilidade Urbana de Ilhabela, além de alguns resultados da Pesquisa #PlanMobJá.

Conduzido de maneira colaborativa, em parceria com outras entidades, organizações e coletivos da região, o OTMU foi orientado por duas oficinas promovidas pelo IIS, que integraram o programa de formação oferecido pelo projeto MobCidades, com o objetivo de fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

Para saber mais sobre o OTMU, clique aqui.

A Pesquisa #PlanMobJá, que também integra o Projeto MobCidades, foi realizada por meio de um Termo de Convênio de Cooperação Pedagógica, Técnico-Científica com a FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Sebastião e contou com o apoio de alunos da universidade para abordar a população e fazer as entrevistas.

Para saber mais sobre a Pesquisa, clique aqui.

A última apresentação foi da Expresso Fênix, responsável pelo transporte público no município. O gerente regional da empresa mostrou dados sobre a frota, que hoje conta com 23 ônibus, além do número de viagens por dia, que totalizam 334 nos dias de semana, com 4,5 mil passageiros e 257 aos finais de semana, com 3,6 mil passageiros. Também deu informações sobre o subsídio da Prefeitura ao transporte público, que permite que permite que as pessoas que possuem o cartão eletrônico paguem 50% da tarifa nos dias de semana e apenas R$ 1,00 aos finais de semana.

 

MobCidades – O Instituto Ilhabela Sustentável é uma das organizações que promovem o projeto MobCidades –  Mobilidade, Orçamento e Direitos, iniciativa coordenada pelo INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. O objetivo é fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

O projeto é financiado pela União Europeia e contempla os municípios de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

Para saber mais, visite a página: www.facebook.com/mobcidades

Post a comment