IIS apresenta Orçamento Temático de Mobilidade Urbana

Por meio do Projeto MobCidades, o Instituto Ilhabela Sustentável consolidou o OTMU dos quatro municípios do Litoral Norte.

Setembro é considerado o Mês da Mobilidade, pois concentra diversas atividades relacionadas ao tema, como a Semana da Mobilidade e o Dia Mundial sem Carro, ambos celebrados em vários municípios brasileiros e em diversas partes do mundo.

Neste ano, no Litoral Norte, o mês também marca o lançamento do Orçamento Temático de Mobilidade Urbana do Litoral Norte, elaborado pelo Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com outras entidades, organizações e coletivos da região, consolidando um importante instrumento de apoio à criação dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana.

Feito de forma colaborativa, com a participação de atores dos quatro municípios (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), o OTMU foi orientado por duas oficinas promovidas pelo IIS, que integraram o programa de formação oferecido pelo projeto MobCidades, com o objetivo de fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

Os encontros foram coordenados por profissionais do INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, que apresentaram a metodologia, esclareceram dúvidas dos participantes e conduziram os debates sobre temas como a Influência dos Royalties e Participações Especiais do Petróleo e Gás nos orçamentos municipais, o Ciclo Orçamentário (PPA x LDO x LOA), a Análise dos PPAs – Planos Plurianuais locais e o conceito de Transporte Público como Direito Social.

O Orçamento Temático de Mobilidade Urbana do Litoral Norte é fruto de um amplo trabalho de pesquisa dos dados orçamentários municipais, apontando indicadores relacionados ao tema, revelando a matriz modal da região e apontando os gastos por modal em cada município, entre outras informações.

 

Para conferir o documento completo, acesse: http://bit.ly/2kDAZPo

 

MobCidades – O Instituto Ilhabela Sustentável é uma das organizações que promovem o projeto MobCidades –  Mobilidade, Orçamento e Direitos, iniciativa coordenada pelo INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. O objetivo é fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

O projeto é financiado pela União Europeia e contempla os municípios de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

Para saber mais, visite a página: www.facebook.com/mobcidades

 

 

Post a comment