Atendendo antigas reivindicações da sociedade civil, do GT Meio Ambiente do IIS e do CBH-LN, Prefeitura de Ilhabela fará a reforma do sistema de tratamento de esgoto da comunidade da praia mansa.
A Prefeitura de Ilhabela anunciou a execução de obras de manutenção, adequação e ampliação da estação de tratamento de esgoto na comunidade tradicional da Praia Mansa, que abriga 15 casas e 70 moradores.
Com investimento de cerca de R$ 150 mil, a recuperação do sistema deve resolver os problemas identificados durante a visita técnica realizada no ano passado por representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, do CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) e da Sabesp, que apontaram falhas como o extravasamento de esgotos na caixa de recalque localizada em frente à escola, próximo à praia, na área das valas de infiltração, e nas caixas de entrada do sistema de fossas sépticas.
A solução deste antigo problema na Praia Mansa também vem sendo cobrada há alguns anos pelo GT Meio Ambiente do Instituto Ilhabela Sustentável, formado por voluntários técnicos que atualmente dedicam a maior parte se seus esforços ao estudo e pesquisa em busca de soluções para os graves problemas de saneamento e falta de balneabilidade das praias em Ilhabela.
De acordo com a Prefeitura, as obras começaram no último dia 19 de fevereiro e deverão ser concluídas em maio deste ano.