Pautas da sociedade civil foram apresentadas à prefeita de Ilhabela

Comissão de representantes de organizações da Sociedade Civil e Conselhos Municipais se reuniram com a prefeita Gracinha para apresentar demandas coletivas.

Uma comissão de representantes de organizações da Sociedade Civil e Conselhos Municipais de Ilhabela se reuniu, no último dia 25 de junho, com a Prefeita Maria das Graças (Gracinha), com o objetivo de estabelecer um diálogo e apresentar pautas e sugestões que foram discutidas em diferentes contextos.

Na ocasião, foram entregues os seguintes documentos:

  1. Carta Aberta à Prefeita

Carta com diversos tópicos, sejam preocupações ou recomendações, no sentido de colaborar com a gestão. O documento foi elaborado colaborativamente por um grupo de interessados, representantes de diversas instituições que subscrevem o mesmo. Entre os temas abordados, destacam-se:

  • Transparência e Gestão
  • Turismo e Desenvolvimento Econômico
  • Ocupação desordenada e contenção de invasões
  • Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
  • Reforma Administrativas

Essa carta pode ser lida na integra no link: http://bit.ly/CartaOSCs

 

  1. Ofício com propostas sobre Mobilidade Urbana encaminhado para LDO 2019-2020

Ofício consolidado pelo GT Mobilidade Ilhabela, que é um grupo de trabalho composto por quase 50 membros da sociedade civil. O teor deste ofício ja havia sido protocolado na Câmara Municipal, com propostas e sugestões para serem incluídas na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020.

Este ofício pode ser lido na integra no link: http://bit.ly/GTMobIlhabela

 

  1. ATA da reunião com representantes de Conselhos Municipais

Ata de reunião ocorrida em 06 de junho de 2019, quando se reuniram na sede do Instituto Ilhabela Sustentável, 28 representantes de 13 conselhos municipais de políticas públicas distintos, além de algumas instituições interessadas, cuja pauta foi discutir as dificuldades comuns encontradas nos conselhos e consolidar propostas a serem reivindicadas para melhorar o funcionamento dos mesmos e, principalmente, a criação de política de governo para participação nos Conselhos.

Este ata pode ser lida na integra no link: http://bit.ly/ConselhosIlhabela

 

  1. Oficio do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Oficio informando sobre as dificuldades encontradas na condução do referido conselho e solicitando providências.

Este ofício pode ser lido na integra no link: http://bit.ly/OficioCMMA

 

De acordo com Carlos Nunes, diretor executivo do Instituto Ilhabela Sustentável e representante do Projeto MobCidades no Litoral Norte, a reunião foi bastante positiva. “A prefeita se mostrou aberta a ouvir as reivindicações da Sociedade Civil e se comprometeu a dar respostas sobre as propostas apresentadas”, destacou.

Também foi proposta a realização de encontros similares periódicos, evitando-se assim que haja o acúmulo de assuntos a serem discutidos. A Prefeita ficou de responder posteriormente, uma vez que neste início de nova gestão sua agenda está bastante comprometida.

Post a comment