Cidades Justas e Sustentáveis

Rede de Cidades

*Georges Henry Grego

Com grande orgulho, o Instituto Ilhabela Sustentável anuncia que Ilhabela sediará a sétima edição do Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro e vai reunir representantes de movimentos que atuam em dezenas de municípios brasileiros com proposta similar a nossa, de estimular a democracia participativa e comprometer a sociedade e sucessivos governos com práticas voltadas à cidadania e à sustentabilidade.

A Rede foi criada em 2008 com o objetivo de promover a troca de experiências e informações entre os movimentos já existentes e de incentivar o surgimento de novas iniciativas. Atualmente, conta com participantes de 39 municípios brasileiros, que têm em comum a independência política, o apartidarismo e a missão de mobilizar e articular os diversos setores da sociedade para acompanhar e influenciar na gestão das cidades, além de comprometer os cidadãos e o poder público com a ética, a transparência e a justiça.

Há alguns anos vínhamos pleiteando a recepção do encontro e no ano passado, em Ilhéus, fomos escolhidos para sediar o evento, que será uma oportunidade importante de mostrar aos nossos convidados não apenas as belezas e atrativos da Ilha, mas a experiência de fortalecimento da cidadania que vivemos por aqui.

O encontro é formado por palestras, apresentações e reuniões de trabalho, onde os movimentos expõem suas experiências locais, comparam os avanços, desafios e conquistas,  debatem estratégias de atuação e fazem um balanço do trabalho no último ano.

Em 2014, serão abordados temas como o balanço das eleições, Plataforma Cidades Sustentáveis,  experiências e boas práticas dos Planos de Mobilidade e de Resíduos Sólidos, PEC do Plano de Metas, legado social dos investimentos para Copa-2014 e deliberações das Consociais, entre outros.

Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável – O Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis acontece logo após o Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável, marcado para o dia 27 de novembro, no auditório do Ilha Flat. Neste ano, além da apresentação dos resultados de mais uma Pesquisa IBOPE de Percepção Cidadã e da tradicional consolidação dos Indicadores de Qualidade de Vida do município, também seremos agraciados com uma palestra de Pedro Passos, presidente da SOS Mata Atlântica e do Instituto Semeia.

Já estamos trabalhando com a secretaria colegiada da Rede, para a organização da programação e de toda a infraestrutura para receber o encontro. Ilhabela, tradicionalmente já recebe importantes eventos do cenário nacional, nas áreas esportiva, cultural e turística, e queremos propiciar aos visitantes alem de um excelente evento, a possibilidade de desfrutar de nossos atrativos e belezas naturais e da vivencia de uma experiência de cidadania em nosso município.

* Georges Grego presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, animador do Movimento Nossa Ilha Mais Bela.

Fonte: Jornal Canal Aberto – Edição 383 | 25 de Julho de 2014

Post a comment